Atenas abrigará os Jogos Olímpicos

Dois anos antes do início das Olimpíadas de 2004, Atenas, a capital da Grécia, está praticamente pronta para os jogos. Setenta por cento do Complexo Olímpico está finalizado.

A informação é de Yoannis Synodinos, gerente turístico do complexo, que levou os participantes do 6.º Congresso de Jornalistas Descendentes de Gregos para conhecer o velódromo, a quadra de basquete, o parque aquático e o estádio de abertura e encerramento do evento. Para o início dos jogos faltam pequenas reformas em estádios e a ampliação de vias urbanas para inibir problemas de trânsito entre os dias 13 e 29 de agosto de 2004, época da Olimpíada, e entre 17 e 28 de setembro, período das Paraolimpíadas.

Para os gregos, organizar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos é motivo de orgulho. Também pudera, seus ancestrais criaram a Olimpíada e, em 1896, foram os primeiros a realizar os Jogos Olímpicos da Modernidade. E, sobre modernidade, Atenas também entende. A cidade une de forma única monumentos antigos – bem conservados – com toda a modernidade e infra-estrutura típicas de uma metrópole européia. Em alguns pontos da cidade, encontra-se calçadas e meio-fio de mármore. Trata-se de uma cidade capaz de agregar história, cultura e modernidade sem deixar nada a desejar em nenhum item.

Crescimento

Nos últimos anos a Grécia vem se expandindo. De acordo com os dados do Serviço Nacional de Estatística, em 2001 o número de habitantes no país era de dez milhões, 939 mil 771, a maioria do sexo feminino (50,4%). O instituto de pesquisa estima também que quatro milhões de gregos vivem em outros países, principalmente na América, onde estão concentrados dois milhões.

Em média, por ano, a Grécia recebe turistas em mesma quantidade que sua população e até mais. Em 2000, por exemplo, mais de treze mi-lhões de visitantes do mundo inteiro estiveram lá para ver com os próprios olhos a qualidade de vida e a beleza que o país tem a oferecer.

Em 2004, com as Olimpíadas, este número certamente vai aumentar. A expectativa é a de que a quantidade de espectadores das 37 modalidades de esporte que estarão sendo disputadas ultrapasse quatro milhões, segundo a entidade Atenas 2004, responsável pela organização das Olimpíadas e Paraolimpíadas. O órgão calcula também que haverá dezesseis mil atletas, 21 mil profissionais da mídia – como jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas – e 45 mil voluntários trabalhando para que tudo funcione bem.

A entidade está desenvolvendo na cidade dois projetos: Atenas 2004-Cultura e Trégua Olímpica. O primeiro vem desenvolvendo junto ao Ministério da Cultura desde 2001 programas culturais com o objetivo de reviver o ideal “mente sã, corpo saudável”, para estimular a prática de exercícios físicos e também intelectuais.

O Trégua Olímpica é uma atividade praticada pelos ancestrais gregos quando as regiões em conflito abaixavam suas armas sete dias antes, durante e sete dias depois das Olimpíadas. Nesta versão de 2004, o objetivo continua sendo o mesmo. Com esse intuito, o Prêmio Nobel, presidente Nelson Mandela, esteve em Atenas a convite da presidente da Atenas 2004, Gianna Angelopoulos-Daskalaki.

História

Os antigos jogos olímpicos eram dedicados aos deuses gregos, o que tornava as competições em evento religioso, unindo rituais espirituais e provas esportivas. Os jogos duravam cinco dias; o primeiro era dedicado as sacrifícios, no segundo dia ocorriam as provas de corridas de cavalos e bigas (carros romanos puxados por cavalos). O terceiro dia era reservado às cerimônias religiosas, o quarto incluía diversas modalidades de corridas a pé e combates esportivos, como o boxe. No último dia dos Jogos Olímpicos eram realizados banquetes e rituais de encerramento das práticas esportivas.

A figura do mascote das Olimpíadas estará duplicada durante os Jogos Olímpicos. O evento de 2004 terá como mascote um casal de irmãos – Athenà e Phèvos – que simboliza os ideais e valores do espírito olímpico: a irmandade entre a raça humana, igualdade e cooperação. Phèvos foi inspirado no deus Apolo e sua irmã Athenà faz alusão à deusa protetora de Atenas. O formato dos mascotes é baseado nos primeiros bonecos – feitos em madeira – encontrados por historiadores, que datam do século VII a.C.

Aeroporto turístico

Todos os turistas que presenciarão o maior evento do esporte mundial logo que aterrizarem em Atenas conhecerão um dos melhores aeroportos do mundo. O Aeroporto Internacional de Atenas – Eleftherios Venizelos – está completando um ano. Com apenas cem dias de funcionamento, recebeu o título de melhor “aeroporto turístico” da Europa devido à eficiência do serviço de check-in, a organização e distribuição dos guichês das companhias aéreas, da diversidade de lojas e do fácil acesso à informação. Hoje é considerado o quinto melhor do mundo. Durante o primeiro ano de funcionamento, passaram por lá cerca de doze milhões de pessoas.

Um dos diferenciais do Aeroporto Internacional de Atenas é a área reservada às crianças. Lá, elas podem pintar quadros, fazer trabalhos manuais, ler, criar e brincar com novos jogos, tudo isto enquanto os pais fazem o check-in e compras.

Toda essa comodidade, beleza e o típico clima mediterrâneo estarão a favor dos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004.

Uma aula de história na capital grega

A Grécia, a terra de deuses e deusas como Zeus, Atena, Apolo e Afrodite, atrai turistas do mundo inteiro pela sua excentricidade e ligação com o passado, tão bem representada por sua arquitetura e monumentos. Essas criações, que formaram a base da cultura ocidental, continuam influenciando a arquitetura, escultura, teatro, filosofia, historiografia, ciências e esporte. Por isso, estar na Grécia é uma oportunidade ímpar de conhecer a origem da cultura ocidental, uma aula de história.

Atenas, a capital do país, é um dos locais mais visitados. Centro cultural efervescente, a cidade mostra, em cada esquina, a harmonia existente entre o velho e o novo. A Grécia clássica é lembrada em vários aspectos da vida desta grande e moderna cidade européia. O centro da cidade é a Praça Syntagma, rodeada por grandes hotéis e confeitarias. Na parte superior da praça está localizado o edifício do Parlamento e, ao lado, os Jardins Nacionais com suas grandes árvores e pequenos lagos.

As ruas próximas a essa praça são cheias de lojas elegantes, bancos e escritórios. Algumas das ruas mais estreitas levam ao bairro de Plaka, onde estão muitas das lojas de presentes e artesanatos tipicamente gregos. Esse bairro é o mais antigo da cidade, ostenta as casas mais elegantes com varandas e grandes jardins, além de bares e cafés pitorescos.

Dentre os pontos turísticos mais importantes de Atenas está a Acrópole, que é também o eterno símbolo do país. Antiga fortaleza, localizada em pleno centro da capital, a Acrópole é um conjunto de obras arquitetônicas que, no início do período pré-histórico, se transformou em lugar de culto religioso e, em meados do século V a.C., se converteu em um pedestal de criações artísticas do período clássico. É considerada pedra sagrada e símbolo de valores espirituais eternos.

Uma das obras que compõem a grande Acrópole é o Partenon, reconhecido como o mais perfeito dos templos e obra-prima de arquitetura de todos os tempos, construído no ano 447-438 a.C., em homenagem à deusa Atena, patrona da cidade. O Templo de Erecteion, ao lado, exibe as famosas Virgens Cariátides.

Próximo à Acrópole, outros importantes monumentos chamam a atenção do turista. Entre eles o Pnyx onde aconteciam as reuniões da Assembléia de Atenas; o Templo de Hephaistos, o mais bem conservado, também conhecido como o Tesseion; as colunas em estilo coríntio do Zeus Olímpico e o Arco de Adriano, que marca o limite entre a cidade antiga de Teseu e a cidade nova construída por Adriano (esquina das avenidas Vassilissis Olgas e Amalias).

Entre os muitos locais interessantes para visitação em Atenas está ainda o Teatro de Dionísio, que se levanta sobre a ladeira mais ao sul da Acrópole. Ele se comunica com o Odeão de Herode Atticus por meio do Pórtico de Eumenes, que data do período helenístico. No Odeon é realizado, anualmente, o Festival de Atenas.

Museus

Em Atenas, existem vários museus interessantes, como o Museu Arqueológico, o Museu da Acrópole, o Museu da Antiga Ágora, o Muse Bizantino, o Museu Benaki e o Museu de Arte Popular Grega. As igrejas bizantinas da capital grega são também interessantes pontos turísticos. Dentre elas estão Agios Eleftherios, Kapnikarea, Agii Theodori, Agios Demetrios e Agii Asomati, todas construídas no século XI d.C.

Atenas também está à luz da modernidade. Dentre os numerosos prédios novos estão alguns de estilo neoclássico do século XIX, como o da Universidade, da Academia, da Biblioteca, o do Palácio Presidencial, o Edifício de Exposições Zappeion, o Tetro Nacional e o da Universidade Técnica. Atenas tem também um dos maiores portos do Mediterrâneo, o Piréu, de onde partem navios diariamente para todas as ilhas do mar Egeu e outros portos gregos.

Voltar ao topo