Aspen abre temporada com novidades

Quatro montanhas, dois vilarejos que oferecem atividades diversas, dezenas de bares e restaurantes. Diversão nas montanhas e fora delas para todos os gostos e bolsos. Isso tudo atrai pessoas de diversos países que se revezam em atividades esportivas, compras, gastronomia e cultura. Assim é Aspen/Snowmass, estação de esqui localizada no Estado do Colorado, nos Estados Unidos.

Quem freqüenta a estação costuma dizer que é difícil descrever o lugar e que a única maneira de captar o espírito de Aspen/Snowmass é permanecendo lá por algum tempo para poder apreciar a neve virgem da manhã e deslizar nas pistas até a exaustão. O local tem quatro montanhas: Aspen Mountain, Buttermilk, Aspen Highlands e Snowmass. À noite, a diversão continua com a programação “après ski” e, em seguida, o turista pode jantar em alguns dos melhores restaurantes dos Estados Unidos e curtir a noite em bares e danceterias.

No dia seguinte, quando surgirem os primeiros raios de sol, acordar e começar tudo de novo.

Novidades

A temporada que tem início nessa época apresenta muitas novidades nas quatro montanhas e na cidade. Nas montanhas de Snowmass, o teleférico duplo da área de Campground será renovado com novas cadeiras, cabos e maquinário para torná-lo mais rápido.

Na Aspen Mountain, a novidade é o Ajax Express, um teleférico quádruplo que vai ao topo da montanha. Um dos mais populares restaurantes, o Sundeck, no topo da Aspen Mountain, foi ampliado para oferecer mais 72 lugares nas mesas internas. Com tudo isso acontecendo nas montanhas, é preciso ainda muita energia para curtir o que a cidade tem a oferecer. Há novos restaurantes em Aspen, de diferentes estilos – italiano, mexicano, nepalês, americano, além de um com cozinha alpina do Colorado.

O Centro Recreativo de Aspen, na base da Aspen Highlands, promete divertir as crianças que ainda têm energia após um dia de esqui. Oferece um rinque de patinação no gelo, uma piscina para natação e outra com equipamentos como um escorregador de dois andares, salas de vapor e banheiras de água quente. Há também uma torre de dez metros para escalada e um quiosque com comes-e-bebes.

Está sendo construída ainda uma vila pedestre na base de Snowmass, com restaurantes, acomodações de primeira categoria, lojas e atividades durante o ano todo.

Diversão

As novidades deste ano complementam as atividades que oferecem diversão na cidade. Trenós puxados por cachorros, tours pelas cabanas das montanhas, passeios de snowmobile (motos de neve que tem esquis ao invés de rodas), patinação no gelo.

Aspen/Snowmass oferece atividades para os que gostam de aventura, há passeios em balões de ar quente e pára-gliding sobre os picos das montanhas. Já para os que preferem manter os pés firmes na terra, em Aspen há o cross country skiing, tipo de esporte em que são usados esquis mais finos e longos que os tradicionais e os calcanhares não ficam presos às lâminas.

Quer aprender a cozinhar? As escolas de cozinha de Aspen oferecem aulas e demonstrações com alguns dos melhores chefs do mundo. Para os que gostam de estar em contato com a cultura, o Museu de Arte de Aspen é uma boa pedida pois é reconhecido mundialmente por apresentar exposições com ênfase particular em arte contemporânea. Todas as quintas há visita guiada e, às sextas, a entrada é grátis. Se a idéia é relaxar, há o Aspen Club & Spa ou o spa do Hotel Saint Regis. Por toda a cidade de Aspen, há lojas de produtos de beleza e cabeleireiros.

Tradição e história conservadas

Aspen/Snowmass tem uma história rara entre as estações de esqui norte-americanas. Há mais de cem anos, garimpeiros de prata desbravaram o vale do Rio Roaring Fork em busca de uma das mais ricas minas de prata do mundo. Naquela época, as minas de Aspen produziram o equivalente a US$ 100 milhões em minério.

Em 1893, os doze mil habitantes de Aspen dispunham de seis jornais, quatro escolas, três bancos, luz elétrica, um moderno hospital, dois teatros e uma casa de ópera.

Desde a época da febre da prata nos anos 1890, passando pelos dias pacatos dos anos 1900 até o renascimento da cidade como uma estação de esqui na década de 1940, Aspen construiu sua história e manteve sempre um espírito de comunidade. Dando continuidade a seu passado, com o mesmo espírito, Aspen/Snowmass leva adiante essa tradição.

Algumas datas marcaram a história de Aspen, como, em 1936, quando os habitantes da cidade constroem um veículo com capacidade para dez pessoas movido por um elevador de mina velho e motor de caminhão e criam a primeira pista de esqui na Aspen Mountain.

O primeiro teleférico foi inaugurado em 1946 e o primeiro campeonato mundial de esqui nos Estados Unidos aconteceu quatro anos depois.

Em 1967, Snowmass é inaugurada oficialmente com cinco teleféricos e 75 quilômetros de pistas e, vinte anos depois, é inaugurado o teleférico de bondinho da Aspen Mountain, o Silver Queen Gondola, o mais longo do mundo em trajeto contínuo.

Recentemente, em 2000, o Aspen Skiing Company anuncia a abertura da Aspen Mountain para prática de snowboard e, em 2001, o Aspen Skiing Company (ASC) ganha o 2001 Golden Eagle Award pela excelência global ambiental na indústria de esqui, prêmio que já havia recebido em 1998 e 1999.

Ano passado, os jogos de inverno ESPN Winter X Games aconteceram na cidade, trazendo o maior público para um evento da história de Aspen/Snowmass e, este ano, Aspen Skiing Company and ESPN anunciam que os jogos Winter X Games voltarão em 2004 pela terceira vez consecutiva.

Voltar ao topo