A diversidade de grutas no Brasil é muito grande, mas é possível chegar a um consenso em uma estrutura mínima para receber turistas. Essa estrutura deve fornecer o menor impacto ao ambiente cavenícola e seu entorno e ao mesmo tempo prover segurança ao turista e à comunidade local.

Gruta da Paixão (BA):
Localizada em Andaraí, possui salões com boa ventilação para pessoas habilitadas a ambientes cavernícolas, é possível observar insetos, vestígios de pássaros que se perderam na caverna. Existe inúmeras formações espeleológicas.
Gruta do Maquiné (MG): Localizada em Cordisburgo, possui 7 salões explorados, totalizando 650 metros lineares e desnível de apenas 18 metros. O preparo de  iluminação e passarelas possibilitam aos visitantes vislumbrarem, com segurança, as maravilhas de Maquiné.
Gruta do Anjo (SP): Localizada em Socorro, possui salões, com lago interno de águas minerais, onde se pode apreciar toda sua beleza formadas nas pedras, que são diversas imagens, inclusive a imagem de um anjo, nome dado a Gruta, fazendo um emocionante passeio de pedalinho.
Gruta do Lago Azul (MS): Localizada em Bonito, após percorrer uma trilha conhecendo diversos espeleotemas, pode-se visualizar o famoso lago de águas intensamente azuis e com mais de 80 mts de profundidade. Por sua beleza e fragilidade, a área da gruta foi transformada em Monumento Natural, garantindo sua preservação.