Arvorismo acrobático,
nova forma de ecoturismo.

Recentemente, Balneário Camboriú, uma das praias mais badaladas do Sul do Brasil, ganhou um paredão de concreto para a prática de escalada. A instalação do equipamento, localizado em um hotel no centro da cidade, contribui para a entrada do município no roteiro turístico de esportes radicais, um dos objetivos da Secretaria Municipal de Turismo.

Além do paredão, a cidade está ostentando outra novidade neste verão. Trata-se do Parque de Aventuras, localizado no complexo turístico Parque Unipraias Camboriú, onde será oferecida uma atividade nova no Brasil, o arvorismo acrobático.

No parque, os visitantes podem se aventurar num emocionante passeio por trilhas suspensas nas copas das árvores em meio à mata nativa.

São dois percursos, cada qual com onze desafios em que os candidatos escalam redes, caminham sobre cabos de aço, entram em cavernas, equilibram-se em estribos e deslizam em tirolesas. Cada trajeto, de 120 metros, tem duração de 1h 30min a duas horas.

Os equipamentos são todos importados da França e da Nova Zelândia (berço mundial dos esportes de aventura), resultado de um investimento de cerca de R$ 200 mil. No local, há acompanhamento de instrutores e monitores bilíngües, devidamente treinados para este tipo de atividade, garantindo total segurança dos aventureiros. Podem realizar o passeio, pessoas a partir dos 12 anos de idade. Não é necessário ter experiência porque serão passadas todas as informações e instruções, além do acompanhamento de profissionais.

Para chegar ao parque, a emoção é em dose dupla, outro destaque em todo Brasil. O acesso é feito a partir dos bondinhos aéreos (cabines fechadas com capacidade para seis pessoas sentadas cada), partindo da Estação de Embarque na Barra Sul no Parque Unipraias. Os turistas subirão a uma altura equivalente a um edifício de 80 andares na Estação Mata Atlântica, onde está localizado o parque de aventuras. Neste local (ao lado do espaço reservado para o arvorismo), existe ainda uma área ambiental de sessenta mil metros quadrados estruturada por passarelas ecológicas, mirantes, auditório ao ar livre e anfiteatro.

O Parque de Aventuras foi inaugurado oficialmente no dia 14 de dezembro, contando com a participação de cerca de trezentos convidados entre autoridades, representantes da área de turismo de aventuras e imprensa.