Aproveite Minas pagando menos

Os associados da HI Hostel Brasil – entidade filiada à Hostelling International (rede mundial de albergues da juventude) – podem curtir o inverno com muita economia e fazendo amigos. Para isso, basta que se hospedem em um dos oitenta estabelecimentos credenciados no País, espalhados por todas as regiões. Algumas dicas para o turista são os hostels de Minas Gerais.

O Brumas Hostel, em Ouro Preto, o Tabuleiro Eco Hostel (Conceição do Mato Dentro) e o Serra do Cipó Hostel (Santana do Riacho) estão entre as sugestões para o alberguista interessado em viajar para Minas Gerais. Com 45 leitos, o Brumas fica a apenas duzentos metros da rodoviária e do centro comercial de Ouro Preto. O hostel tem grande área de convivência, com inúmeros ambientes, todos aconchegantes, além de computadores com acesso à internet, estacionamento, cozinha comunitária, telefone público e serviço de lavanderia. No estabelecimento, pode-se curtir ainda uma vista panorâmica desta importante cidade histórica mineira. Informações: www.brumashostel.com.br.

Já o Tabuleiro Eco Hostel (40 leitos), inaugurado no mês passado, tem quartos de casal e para famílias e oferece um delicioso café da manhã típico de Minas Gerais. O estabelecimento fica perto das principais atrações do local, como a cachoeira do Tabuleiro (a maior do estado e a terceira do Brasil, com 274 metros), os poços da Ponte e Pari e a Cachoeira Rabo de Cavalo (que tem cerca de 180 metros). O Tabuleiro Eco Hostel, cujo site é www.tabuleiroecohostel.com.br, fica a 180 quilômetros da capital mineira e a 80 de Santana do Riacho, cidade que tem mais um estabelecimento filiado à HI Hostel Brasil: o Serra do Cipó Hostel (45 leitos). Neste hostel (www.cipoecohostel.com.br), distante 100 quilômetros de Belo Horizonte, o turista poderá obter informações sobre inúmeros esportes outdoor -trekking, bike, rapel, tirolesa, rafting, canoagem e cavalgada.

Entre os passeios do local, destacam-se as cachoeiras Véu da Noiva, Grande, da Capivara, da Farofa, do Gavião, da Caverna, do Bené e das Andorinhas, além da Trilha dos Escravos, da Serra Morena, da Lagoa Dourada e do Canyon das Bandeirinhas.

Como tornar-se sócio

Desde 1990, não há mais limite de idade para se associar à HI Hostel Brasil. Basta que o turista apresente na associação de seu estado a carteira de identidade e a ficha de inscrição, além de pagar a taxa anual de R$ 20, para a carteira nacional, ou R$ 40, para carteira internacional. Mais informações: www.hostel.org.br.

Voltar ao topo