Parque Nacional dos Aparados da Serra.

A Serra Gaúcha, famoso destino turístico de inverno, está atraindo cada vez mais turistas nos meses de verão. Regiões como as de Bento Gonçalves, Gramado, Canela e Nova Petrópolis, além de repletas de belezas naturais, oferecem infra-estrutura para o turista que quer unir conforto, gastronomia, passeios junto à natureza e compras.

Confira alguns atrativos dessas regiões:

Caminhos de Pedra – um dos primeiros núcleos da imigração italiana no Rio Grande do Sul e uma das maiores atrações turísticas da região nordeste do Estado. O Projeto Caminhos de Pedra foi cenário do filme “O Quatrilho” e da série “O Quinto dos Infernos”.

Vale dos Vinhedos – Situado a nove quilômetros de Bento Gonçalves, o Vale dos Vinhedos é uma das principais regiões produtoras de vinhos do Brasil. Além de apreciar a belíssima paisagem, o turista pode visitar cantinas familiares, saborear produtos coloniais e degustar os vinhos da região.

Gramado, Canela, Nova Petrópolis – Conhecida como Região das Hortênsias o roteiro oferece, além do clima festivo, prazeres gastronômicos como a comida típica italiana e alemã, cafés coloniais, fondues e o chocolate artesanal.

Tudo isso em um cenário de morros, vales e construções em estilo bavário e enxaimel.

Compras – Uma ótima alternativa para quem quer conhecer e comprar o que a Serra Gaúcha produz. Malhas na cidade de Farroupilha, cutelaria em Carlos Barbosa (Tramontina), jóias em Guaporé e Cotiporã, vinhos em Bento Gonçalves, espumantes em Garibaldi, entre outras opções.

Passeios Turísticos

Maria Fumaça – São 23 quilômetros a bordo de um trem a vapor do século XIX. O roteiro percorre os trilhos de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa acompanhado de muita música, vinho, espumantes, belas paisagens e uma atração surpresa.

Vôo panorâmico

Realizado de avião ou helicóptero, oferece uma vista espetacular da cidade de Bento Gonçalves e região. Nesse passeio é possível admirar, lá do alto, a beleza fascinante do Vale dos Vinhedos e do Vale do Rio das Antas.

Um dia na fazenda – situada a noventa quilômetros de Bento Gonçalves, na Fazenda Três Porteiras, em André da Rocha, o turista encontra a cultura e as tradições gaúchas, passeia de carroça, anda a cavalo, percorre trilhas, pesca, prova o chimarrão e saboreia o tradicional churrasco.

Pontos Turísticos

Ponte do Rio das Antas -na divisa dos municípios de Bento Gonçalves e Veranópolis a Ponte Ernesto Dornelles, com 278 metros de extensão, é a maior do mundo em arcos paralelos.

No trajeto, além da belíssima paisagem, o turista pode encontrar artesanato e tendas com produtos coloniais.

Salto Ventoso – localizada na zona rural de Farroupilha, a 25 quilômetros de Bento Gonçalves, a Cascata Salto Ventoso possui uma queda d?água de 52 metros de altura, caindo sobre uma caverna de duzentos metros de comprimento, permitindo ao turista ficar atrás da cortina de água vislumbrando um dos mais belos cenários do filme “O Quatrilho” e da série “O Quinto dos Infernos”.

Itaimbezinho – situado em Cambará do Sul, é o maior canyon do Parque Nacional dos Aparados da Serra. Tem 5,8 mil metros de extensão e uma profundidade de 720 metros. Seus paredões de pedra impressionam pelo tamanho e por sua rara beleza. É o cenário da atual minissérie “A Casa das Sete Mulheres”.