Agora já é possível treinar o francês de um jeito bem diferente: conhecendo o que há de melhor na culinária mediterrânea.

A unidade da escola France Langue em Nice, cidade localizada no sul da França a oeste da Riviera Francesa, acaba de lançar um programa de intercâmbio que combina o aprendizado de francês com aulas de gastronomia.

O curso é oferecido para estudantes brasileiros pela agência brasileira de turismo educacional CI – Central de Intercâmbio.

A culinária mediterrânea ficou conhecida por conta do sabor e dos efeitos benéficos para a saúde. Os participantes aprendem a preparar pratos franceses escolhidos de acordo com a estação do ano e os produtos disponíveis nos mercados locais.

São 7,5 horas/aula por semana nas quais os alunos fazem compras de alimentos enquanto usam o francês, cozinham e degustam a refeição do dia, algumas vezes acompanhada de vinho. O curso pode ser combinado com o programa de francês geral de vinte ou trinta horas/aula por semana.

No andamento das aulas, eles aperfeiçoam a conversação, adquirindo novo vocabulário e fixando expressões do dia a dia. O programa também aborda as origens culturais e históricas das iguarias gastronômicas e as características da culinária francesa nas diversas regiões do país.

As classes são de apenas seis pessoas, cujo nível de francês varia do iniciante ao avançado.

A cidade

Nice apresenta valiosa cultura e arquitetura com ruínas, museus, butiques, cafés e mercados. A vida noturna é agitada. O festival de jazz, em julho, atrai artistas famosos e o Carnaval, em fevereiro, chamado “Promenade des Anglais”, recebe turistas do mundo todo.

A cidade é também um grande centro da vida universitária francesa graças à Universidade Nice-Sophia Antiopolis. Outro ponto forte é a prática de esportes. Nice é sede de quase quinhentos clubes de desportos. Futebol, tênis e alpinismo são os favoritos, além de esportes aquáticos.

Pode-se explorar o esplendor de Cannes ou o principado de Mônaco, bem acessíveis de lá por trem. Vá também a Grasse, lar do perfume, e aprecie paisagens deslumbrantes do alto de St. Paul de Vence.

Serviço – O preço do programa é US$ 1.384, incluindo o curso (vinte horas/aula de francês geral e 7,5 horas/aula por semana de gastronomia) e acomodação em casa de família em quarto individual com meia pensão.

O preço das passagens aéreas, saindo de Curitiba, é US$ 669. Mais informações: (41) 342-3032.