Aparecida (SP), com seus 112Km², tem hoje cerca de 35 mil habitantes. Gente que vive do comércio movimentado pela fé daqueles que vem agradecer ou pedir graças à Santa Padroeira do Brasil. Conhecida mundialmente, a Estância Turística Religiosa de Aparecida, recebe anualmente milhões de pessoas, vindas de todos os campos do Brasil e exterior.

Entre as festas que movimentam a cidade estão a de São Benedito, que acontece uma semana após a Páscoa, e a de Nossa Senhora Aparecida, que acontece de 03 a 12 de Outubro, com uma novena festiva na Basílica Nova, movimentado toda a região do Vale Paraíba.

Os pontos turísticos também são muitos, todos com infra-estrutura para atender de maneira adequada o romeiro que vem a Aparecida. Para aqueles que gostam de diversão, a cidade oferece um parque temático, com brinquedos e atividades religiosas e culturais. No Santuário Nacional encontra-se um Centro de Apoio ao Romeiro, com vasto comércio para todos os gostos.

A cidade conta com construções em formas e estilos arquitetônicos diferenciados, singelas ou sofisticadas, mas todas guardam verdadeiras relíquias artísticas e culturais que merecem ser conhecidas e guardadas na lembrança de cada visitante. Seu clima quente, seco e estável faz com que a cidade seja muito procurada por quem quer estar em contato com a natureza, explorando os espaços de lazer que oferecem belas paisagens.