Alemanha inaugura Museu do Rock e Pop

A pequena cidade de Gronau, situada na região oeste da Alemanha, quer entrar para a história do rock. Seu filho mais importante, o roqueiro Udo Lindenberg, acaba de inaugurar o Museu Alemão do Rock e Pop. Localizado em uma antiga fábrica têxtil, a instituição – única do gênero na Europa – espera receber cerca de sessenta mil visitantes por ano. “Essa é mais uma opção para atrair os visitantes brasileiros para a Alemanha”, acredita Adriana Martins, representante do Centro de Turismo Alemão – DZT no Brasil. “O país conta com mais de 4,3 mil museus em seu território e não poderia deixar de fora o cenário musical internacional”, complementa.

A exposição permanente não lista apenas nomes famosos e gêneros musicais. De acordo com informações divulgadas pela Deustche Wel-le, os objetos expostos, documentos em áudio e imagem, cartazes e instalações multimídia foram selecionados de modo a mostrar também o papel social e de protesto da música, o erotismo e o transe a ela relacionados, seu significado na Alemanha nazista e a rebelião que expressava nos anos sessentas e setentas.

Entre os destaques estão um estojo de haxixe utilizado por John Lennon, um caracol da lendária cabeleira de Elvis Presley e seu uniforme de GI, uma gaita de Bob Dylan e luvas de Marlene Dietrich. O Museu Alemão do Rock e Pop Udo Lindeberg apresenta a abrangência da música, das modinhas populares à música tecno, do gramofone à música computadorizada. A agenda do museu prevê a realização de exposições especiais, concertos, congressos e simpósios. Estará aberto também para escolares, que poderão desenvolver lá projetos musicais no âmbito de um programa nacional intitulado Schooltour.

Para mais informações, basta acessar o site www.rock-popmuseum.de.

Voltar ao topo