Alemães do Sul é o novo roteiro da Serra Gaúcha

Alemães do Sul – Caminho de um povo é o mais novo roteiro turístico que Nova Petrópolis, da Serra Gaúcha, oferece aos seus visitantes, investindo no segmento de turismo rural. O produto envolve seis propriedades da zona rural, que firmaram parceria com a administração municipal e o Sebrae.

O roteiro inclui visita ao Armazém Ervas e Essências, onde haverá demonstração de como ocorre a extração das essências da rosa mosqueta, alecrim e lavanda; degustação de chás e visita à plantação de flores. A presença de jardins sempre foi um indicativo da presença da imigração alemã e seus descendentes.

Para o segundo dia do roteiro está programada visita ao museu de propriedade de Ovídio e Adélia Hillebrand – Linha Imperial; no terceiro dia, os turistas visitam o Moinho e Serraria Hillebrand, de propriedade de Cláudio e Marina Hillebrand; no quarto dia, na propriedade de Ignácio, Diva e o filho Hugo Hillebrand, a família fala dos atrativos da propriedade: uma exposição de documentos históricos da família; exposição de objetos e ferramentas agrícolas, incluindo uma carroça ao ar livre para tirar fotografia; exposição de artesanato de palha; comercialização de artesanato e produtos agroindustriais.

O Recanto dos Pioneiros da Família Boelter, em Nove Colônias, é o programa do quinto dia de viagem. O local foi a residência dos primeiros moradores de Nove Colônias. Hoje a propriedade tem várias casas que recebem visitantes interessados em conhecer sobre a cultura alemã: história, culinária e artesanato.

No último dia, é a vez de Lauri, Ari e Marlise Altreider, em Nove Colônias, abrirem as portas de sua propriedade aos turisas. Lá, a Casa de Pedra junto com a casa enxaimel formam um bonito conjunto arquitetônico e demonstram pela sua imponência a importância que este lugar já teve em outros tempos. O atrativo deste ponto é a própria casa e objetos de sua decoração, onde o visitante participa de uma integração com uma dança polonese, tradicional na região.

Serviço: para participar deste roteiro, é preciso agendar as visitas pelo telefone (54) 3298-1088. Preço: R$ 24 por pessoa, sem transporte. O roteiro deve ser, em breve, comercializado por operadoras e agências de turismo.

Voltar ao topo