Você sabia que estudantes têm preços especiais e algumas vantagens na compra de passagens aéreas? Ou que alguns países da América Latina, África e Ásia exigem certificados de vacinação contra febre amarela, cólera ou malária?

Essas são algumas informações que um jovem que pretende viajar para o exterior por meio de um intercâmbio cultural deve saber.

Visando preparar os futuros intercambistas, a agência World Study Pool, com sede em Curitiba, preparou um conjunto de dicas para que a viagem só traga lembranças agradáveis.

Primeiros socorros

Se você estiver fazendo algum tratamento médico, é importante levar a quantidade suficiente do medicamento para finalizá-lo. Não deixe para comprar remédios lá fora, nem analgésicos.

As fórmulas, dependendo do país, nem sempre são iguais às nossas. Isso vale também para protetor solar e repelente de insetos.

Passagens aéreas

Estudantes e professores têm preços especiais e algumas vantagens: validade de um ano; permissão para mudança de roteiro, datas e horários e no caso de reemissão, não é cobrada multa.

Um vôo perfeito

Chegue ao aeroporto com, pelo menos, duas horas de antecedência do horário de embarque.

Consulte a Receita Federal no aeroporto caso você queira levar máquina fotográfica, filmadora e outros equipamentos.

Caso contrário, na volta, você poderá ser cobrado de impostos sobre esses produtos.

No avião, evite excessos de comida e bebidas. Principalmente com o álcool, pois a pressurização do ambiente acelera os efeitos do álcool.

Verifique a duração do seu vôo.

Estar preparado para enfrentar horas a fio de vôo é melhor do que embarcar achando que o vôo é mais curto e ficar um dia dentro do avião, o que deverá gerar ansiedade e mal-estar.

Vacinas

Alguns países da América Latina, África e Ásia exigem certificados de vacinação contra febre amarela, cólera ou malária. Se for para um desses lugares, tome a vacina de sete a dez dias antes do embarque.

Dinheiro

Carregue a maior parte do seu dinheiro em traveller?s checks, de preferência, emitidos pelos principais bancos internacionais, em dólares americanos. É mais interessante tê-los em médios e pequenos valores pois, geralmente, bancos americanos situados fora das cidades e aeroportos não trocam moeda estrangeira.

Cursos

Toda segunda-feira começa um curso novo. Há cursos específicos para profissões como turismo, negócios, medicina. Programas de certificado e extensão são bons e fáceis para se atualizar e se qualificar para a entrada no mercado de trabalho. Para participar de um intercâmbio nos Estados Unidos, é necessário ter um bom nível de inglês, ser universitário ou graduado e ter entre 18 e 30 anos; é recomendável reservar o curso com certa antecedência para facilitar a forma de pagamento e segurar a vaga.

High School

Você tem que ter entre 15 e 18 anos, estar cursando o ensino médio e ter vontade e maturidade para fazer intercâmbio.

A World Study situa-se à Avenida Sete de Setembro, 4698, conjunto 1204, em Curitiba. Telefone: (41) 342-1222.