O novo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-SP), Nelson Baeta Neves, eleito no último dia 14 de maio, assumiu a entidade com a determinação de reivindicar diferenciação de tributação municipal e linha de crédito especial para os hotéis do centro de São Paulo. De acordo com a Abih-SP, estes estabelecimentos passam por uma crise sem precedentes na história da hotelaria paulista. Baeta Neves está preparando uma reformulação completa da entidade, formando conselheiros ativos e vinte vice-presidências para desempenhar, de forma descentralizada, várias ações político-administrativas, ampliando a presença da Abih-SP em todos os fóruns de discussão da cadeia produtiva da economia paulista e fomento ao turismo.

“É necessário participar de forma mais interativa do processo econômico. Temos que defender nosso negócio, que gera milhares de empregos, que atende a todos perfis de hóspedes, que é um elo vital do negócio em turismo. Nossa proposta de trabalho é unir os hoteleiros, buscar incentivos fiscais – como a redução do ISS – e crédito do BNDES para modernizarmos as unidades hoteleiras tradicionais do centro da cidade de São Paulo, levar tecnologia aos hotéis do interior, buscar a requalificação profissional e fazer o marketing da hotelaria paulista. Sou um homem aguerrido e sei que os hoteleiros estão motivados para defender o turismo brasileiro e a economia do Estado de São Paulo”, disse Baeta Neves.

A Abih-SP mantém a disposição de ajudar a conversão legal dos flats em hotéis. A diretoria do Lorena Flat, primeiro flat transformado oficialmente em hotel – com alvará de funcionamento para hospedagem -, esteve na posse de Baeta Neves como prova que a briga dos hoteleiros pela isonomia com os flats está a caminho da vitória.

continua após a publicidade

continua após a publicidade