ABIH discute mudanças para o setor hoteleiro

Com o tema “O Desafio das Mudanças”, o 45.º Congresso Nacional da Indústria de Hotéis, que acontece de 23 a 26 de setembro, em São Paulo, pretende reunir cerca de mil congressistas. As palestras e conferências serão realizadas no auditório Elis Regina, em anexo ao pavilhão do Anhembi, onde ocorrerá também a 41.ª Equipotel, que aguarda 55 mil visitantes.

De acordo com o presidente da ABIH Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), Luiz Carlos Nunes, esse foi o tema escolhido porque “a busca da qualidade e eficiência, as soluções para o equilíbrio das taxas de ocupação (a média nacional no ano passado foi de 50%) e do mercado são desafios que precisam ser enfrentados”.

A solenidade de abertura oficial do evento será realizada no dia 23 de setembro, às 20h30, no auditório do Palácio dos Bandeirantes, sede oficial do governo paulista, seguida de coquetel oferecido pela ABIH-SP – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo.

Durante o dia, os congressistas poderão participar da solenidade de inauguração da Equipotel, às 10h, e dedicarem o período restante à Rodada de Negócios e Encontro Empresarial da Indústria Hoteleira, na sala de diretoria da Equipotel, que neste ano emplacará sua segunda edição. “Nosso objetivo é aproximar os empresários hoteleiros de seus clientes potenciais, ou seja, operadoras de turismo, agentes de viagem, organizadores de eventos e outros compradores de serviços de hospedagem, gastronomia, eventos e lazer”, explica Luiz Carlos Nunes, presidente da ABIH Nacional.

Abertura

Pela primeira vez, o Palácio dos Bandeirantes abrirá as suas portas para receber em festa a hotelaria nacional. Depois da solenidade de abertura, hoteleiros, empresários e lideranças políticas confraternizarão durante o coquetel. Luiz Carlos Nunes destaca o momento histórico para a entidade. “Estamos, ao lado da ABIH-SP, através do presidente Nelson Baeta e sua diretoria e dos nossos parceiros, organizando um congresso que deverá atender as expectativas de todos os participantes em termos de programação técnica e social. Esta será a grande oportunidade da hotelaria nacional levar temas importantes ao debate, reciclar conhecimentos, prospectar negócios e apreciar os eventos sociais que estaremos promovendo”, enfatiza Nunes.

Palestrantes abordam desafios atuais

Velocidade nas mudanças, liderança, inovação, satisfação, fidelização e atração de novos clientes são alguns dos temas que serão apresentados pelos palestrantes no 45.º Congresso da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), este mês, em São Paulo. Alfredo Rocha apresentará idéias e informações objetivas que visam contribuir tanto com o aspecto profissional, quanto com o pessoal.

Ele vai apresentar a palestra “A Liderança na Velocidade das Mudanças”, no dia 24, às 14h. Hoje, de acordo com Rocha, as mudanças no mundo acontecem em altíssima velocidade e o verdadeiro profissional da qualidade é aquele que se compromete com a empresa e tem que acompanhar essas mudanças.

Ele também abordará temas como: O Novo Líder Brasileiro e Seus Novos Desafios; As Principais Características do Novo Líder; A Verdadeira Missão de Todos na Liderança e temas específicos da ABIH Nacional. Em sua carreira de 12 anos, Rocha percorreu mais de duzentas cidades, realizou mais de dois mil eventos com a presença de cerca de doze mil empresas e se apresentou para mais de um milhão de pessoas. Nesta palestra, o tema central do congresso, “Desafios das Mudanças”, será explorado de forma a oferecer aos congressistas uma visão apurada do mercado e alternativas de como acompanhar e evoluir no ritmo que os novos tempos exigem.

No dia 26, às 14h, será a vez do consultor em gestão empresarial Waldez Ludwig apresentar o tema “Motivando os Talentos para Aumentar as Vendas”. O palestrante surpreende ao afirmar que ninguém vende. Segundo ele, as pessoas é que compram. “É do passado o perfil de vendas ligado simplesmente à satisfação dos clientes”, enfatiza o consultor, avaliando que a profissão evoluiu para além da satisfação.

Ludwig, que é formado em Psicologia pela Universidade de Brasília e em Teatro pela Fundação Brasileira de Teatro, assinala que hoje o profissional deve vestir a camisa do cliente, assessorá-lo para que tenha sucesso, inovar para surpreendê-lo e, desta forma, fidelizá-lo.

Atraindo clientes

Francisco Kulcsar vai falar sobre “Como Atrair Clientes Oferecendo mais Segurança e Conforto”, no dia 24, às 12h. Tecnologista sênior da Fundacentro, com vinte anos de experiência nas áreas de segurança e higiene do trabalho, ventilação, ar condicionado, qualidade do ar de interiores climatizados e espaços confinados, Francisco apresentará informações direcionadas ao setor hoteleiro. “O setor deveria informar aos hóspedes que a segurança, higiene e conforto, mais do que um serviço, é parte integrante da cultura do setor hoteleiro”, considera.

Voltar ao topo