Abav oferece seguro contra incidentes

A Abav Nacional (Associação Brasileira das Agências de Viagens) em conjunto com o Unibanco/AIG Seguros desenvolveram e disponibilizarão para todos os seus associados um seguro de responsabilidade civil profissional para agências de viagens.

O objetivo principal da Abav é dar cada vez mais tranqüilidade e segurança para o cliente turista nos serviços ofertados pelas agencias filiadas. A criação do novo seguro conta com apoio da Embratur e do Ministério do Esporte e Turismo.

Trata-se de um seguro de responsabilidade civil que, até o limite da importância segurada, ressarcirá prejuízos, além de assumir os custos advocatícios em eventuais ações civis propostas contra a agência.

O evento principal coberto por este seguro é a chamada Quebra de Dever do segurado (agência de viagens) ou qualquer pessoa por quem esse segurado seja legalmente responsável unicamente na prestação de serviços profissionais como agente de viagens.

Esse seguro será ofertado ao agentes associados por intermédio das Abavs estaduais, que irão designar um corretor de seguros habilitado. É importante ressaltar que a apólice não cobrirá a agência nos casos que envolvam insolvência, falência ou liquidação. O seguro cobre vários eventos específicos, como: atendimento não qualificado, insatisfação com o pacote vendido, falha nas reservas de hotel, perda da viagem por impedimento de entrada do turista no país visitado, engano de reserva por parte da agência (falha não intencional), além de outros casos específicos.

Por tratar-se de um produto inédito e exclusivo no Brasil será necessária a adesão de um número expressivo de agências de viagens. O valor mínimo da importância segurada por agência será de R$ 15 mil com um custo anual de aproximadamente R$ 1,2 mil e franquia de R$ 850. As empresas que desejarem aumentar o valor segurado poderão solicitá-lo ao Unibanco/AIG Seguros.

O presidente da Abav Nacional, Tasso Gadzanis, salienta que esse seguro será opcional para todos seus associados, sem incidir no custo final do pacote comercializado. Nos últimos anos, o grande desafio da Abav foi oferecer cada vez mais ferramentas aos seus associados com o intuito de dar maior tranqüilidade e segurança para o consumidor final, no caso da possibilidade de incidentes na prestação de serviços durante a viagem.

Voltar ao topo