Abav lamenta falência da Stella Barros

O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional), Tasso Gadzanis, lamentou o pedido de falência da operadora Stella Barros. “Em nome dos agentes de viagens, lamento o fato pois, apesar de não pertencer mais a grupo brasileiro, foi uma operadora que fez parte da história do turismo nacional”, afirmou.

“Por ser uma empresa que operava majoritariamente pacotes internacionais, já vinha enfrentando problemas desde o início da desvalorização cambial e também diante da tragédia de 11 de setembro”, lembrou. “O importante é que não haverá prejuízo aos clientes já que os poucos passageiros que haviam comprado pacotes embarcaram sem problemas”, disse Gadzanis.

O presidente da Abav acrescentou ainda que, apesar dos problemas habituais de mercado aos quais estão sujeitas as empresas de turismo, “o pedido de falência da Stella Barros é um caso à parte, e não há grandes riscos para as agências de viagens associadas à Abav em um mercado aquecido, principalmente no setor doméstico”.

Braztoa atende lesados

Todas as empresas filiadas à Braztoa – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – estão atendendo passageiros e agências de viagens lesados pela falência da operadora Stella Barros. Segundo Ilya Michael Hirsch, presidente da entidade, as associadas Braztoa se comprometem a vender viagens iguais ou semelhantes às adquiridas na Stella Barros, a preço de custo.

“Utilizando-se de preços e tarifas de contratos firmados com fornecedores – companhias aéreas e hotéis – as operadoras Braztoa têm condição de prestar esse serviço a cerca de cinqüenta passageiros que estão com viagem comprada na Stella Barros” – explica o presidente.

Para Hirsch, como qualquer outra entidade de classe, a Braztoa não pode assumir os prejuízos causados pela falência de uma associada. “Mas temos certeza de que nossa conduta é acertada, pois já recebemos os cumprimentos e os agradecimentos dos primeiros passageiros que foram atendidos”.

Mais informações podem ser obtidas na Braztoa, pelo telefone (11) 3259-9500. A relação completa das operadoras Braztoa, com seus respectivos telefones, está no site

www.braztoa.com.br.

Voltar ao topo