A fé que movimenta o Norte Pioneiro

O turismo religioso ganha mais um produto no Paraná. É que será lançada, no dia 18 do mês que vem, a Rota do Rosário, abrangendo seis municípios do Norte Pioneiro do Estado. O lançamento vai ocorrer em Jacarezinho, juntamente com a inauguração do Santuário Mãe Rainha.

Além de Jacarezinho, são destinos da rota Siqueira Campos, Carlópolis, Bandeirantes, Ribeirão Claro e Tomazina. O protocolo de intenções do projeto será assinado nesta sexta-feira, pelo secretário estadual do Turismo, Celso Caron, em Jacarezinho.

A iniciativa do projeto é da Diocese de Jacarezinho, com parceria da Agência de Desenvolvimento Turístico do Norte do Paraná, Setu e Sebrae.

Segundo a autora do projeto, Rúbia Martoni, que trabalha para o Sebrae-PR, o objetivo geral da rota é transformar a região em um pólo de turismo religioso que seja referência nacional e internacionalmente.

Conseqüentemente, explica, visa aumentar o número de turistas na região e também sua permanência e gasto médio nos locais visitados, incrementando a geração de emprego e renda nos municípios.

Região da Rota do Rosário abrange pontos turísticos já consolidados como a Ponte Pênsil, em Ribeirão Claro.

O padre Celso Miqueli, coordenador eclesiástico do projeto, diz que a Rota do Rosário – Pastoral do Turismo Religioso visa trabalhar com maior integração a devoção e piedade popular presentes na região Norte Pioneiro.

“Este trabalho vai integrar forças além da proposta religiosa. Pretende-se maior vinculação com outros segmentos, a fim de conquistar melhorias para o município. Igrejas, Sebrae, associações comerciais, clubes de serviços, prefeituras, rede de hotelaria agências de turismo, artesãos, universidades, famílias inteiras serão beneficiadas com a Rota do Rosário”, considera.

Celso Miqueli considera que o turismo religioso é uma atividade em expansão no Brasil, mas ainda é urgente a integração de diversos segmentos no processo. “O Brasil, sobretudo o Paraná, é rico em belezas naturais e certamente tem muito a oferecer aos interessados em realizar o turismo religioso”, comenta.
Mais informações: www.diocesedejacarezinho.com.br.

Conheça os ícones da rota

O salto de paraglider é uma das atividades de aventura praticadas no Norte Pioneiro.

Os atrativos turístico-religiosos nos municípios da Rota do Rosário são: Santuário de Guadalupe, Santuário Mãe Rainha (que será inaugurado no próximo mês) e as pinturas murais de Eugênio de Proença Sigaud na Catedral de Jacarezinho, tombadas pelo patrimônio Cultural do Estado do Paraná, todos em Jacarezinho; Santuário Santa Terezinha, em Bandeirantes; Gruta do Monge, em Carlópolis; Capela São Vicente de Paloti, em Ribeirão Claro; Santuário do Bom Jesus da
Cana Verde, em Siqueira Campos, e Santuário de Santo Inocêncio, em Tomazina.

Segundo a autora do projeto, Rúbia Martoni, a idéia é que os santuários, igrejas, festividades e monumentos religiosos dos seis municípios da rota sirvam como atrativos de turistas também aos municípios vizinhos.

A festa de Noss,a Senhora do Rocio, evento consolidado em Paranaguá.

“A Rota do Rosário reunirá, inicialmente, em sua fase 1, atrativos turísticos religiosos de seis cidades, em minirroteiros, com duração média de dois dias.
A iniciativa tem o objetivo de estimular o turista a permanecer, pelo menos, mais um dia na região, visitando a cidade vizinha e auxiliando o desenvolvimento dos municípios do entorno”, explica Rúbia.

Na região, há possibilidade da prática do ecoturismo, turismo rural, de aventura, de lazer e cultural. Ficará a cargo do Sebrae-PR o treinamento de pessoal e formatação de minirroteiros.

Paraná tem 19 atrativos

De acordo com a Secretaria Estadual de Turismo, as festividades religiosas atraem pessoas de várias partes do Estado, especialmente da terceira idade. Dados do ano passado apontam que existem atualmente 19 atrativos turísticos religiosos prontos para comercialização no Paraná, entre eles estão a Rota de Peregrinação
Fé na Estrada – Lunardelli e Apucarana e a festa de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá.

Uma amostra do crescimento do turismo religioso são o Santuário de Santa Rita de Cássia, em Lunardelli, que recebe mais de 200 mil turistas por ano e a Festa
de Bom Jesus da Cana Verde, em Siqueira Campos, que reúne mais de 80 mil pessoas.

Aparecida e Nova Trento

Em uma análise feita com outros destinos religiosos brasileiros, o Projeto Rota do Rosário apontou Aparecida do Norte como um dos grandes destinos, onde 90% da população economicamente ativa trabalha em atividades ligadas ao turismo. A população, de 35 mil habitantes, chega a dobrar nos fins de semana, o ano inteiro.

Nova Trento é outro exemplo citado no projeto. Segundo o estudo, o turismo e atividades ligadas a ele empregam 70% da população economicamente ativa. A população de 10 mil habitantes chega a 80 mil devido ao turismo religioso.