A cidade de Dourados está localizada no sul do Estado de Mato Grosso do Sul na região Centro-Oeste, inserida na região turística da “Grande Dourados”. Antes da colonização do homem branco o município de Dourados era habitado pelas tribos Terena e Kaiwa cuja presença dos descendentes é marcante até os dias atuais constituindo uma das maiores populações indígenas do Brasil.

É considerado um dos pólos econômicos de Mato Grosso do Sul, por seu aspecto econômico baseado na agricultura, pecuária, indústria e comércio e também, pela sua infra-estrutura e serviços, possuindo parques urbanos, cinemas, teatros, museus, shopping e prédios históricos.
Seu potencial turístico é percebido no segmento de eventos, negócios, lazer e agrotecnológico. A paisagem do Parque dos Ipês, permite um encontro com a beleza e com a vida saudável.
O Monumento ao Colono, patrimônio histórico cultural, tombado em 1987, o monumento é uma referência na cidade. Homenageia os primeiros colonizadores e trabalhadores do município, retratando décadas de luta e trabalho de um povo. Significa o marco inicial da colonização.

A 7ª edição da Festa do Peixe de Dourados, que acontece de 31 de março a 3 de abril, deve comercializar pelo menos 30 toneladas de pescado das espécies produzidas em cativeiro na região.