O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) chega à 20ª edição comprovando seu fôlego multicultural. Entre os dias 15 e 24 de julho, 17 polos atrativos irão tomar a Cidade das Flores oferecendo ao público uma programação que contempla não só áreas diversas como também um público de diferentes expectativas.

continua após a publicidade

Serão 10 dias de oficinas, fóruns de discussão, ações gastronômicas, shows, espetáculos de teatro e dança, exposições de arte e fotografia, mostra de cinema e circo. Nesta edição, o FIG homenageia os 50 anos do Movimento de Cultura Popular, que, de 1960 a 1964, durante o governo de Miguel Arraes e Pelópidas Silveira, revolucionou o sistema de educação e alfabetização do Estado por meio da articulação cultural.
A expectativa da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), que realiza o evento em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, é de que mais de 400 mil pessoas circulem na cidade durante os 10 dias do evento. De acordo com a Fundarpe, a grade da programação artística do FIG 2010 contou com a participação direta da classe cultural, que por meio de uma comissão setorial avaliou e pontuou cada um dos projetos inscritos no edital de convocação.

A programação de artes cênicas desse ano ajusta seu foco nas produções do Estado, com poucos espetáculos inéditos.
Apesar das opções, é para a programação do Polo Guadalajara que a atenção do grande público converge.

continua após a publicidade