Situada a 1.360m de altitude, São Joaquim (SC) é considerada a cidade mais fria do Brasil, sendo famosa pela neve que cai a cada inverno. Além do cenário tipicamente europeu, o município é um misto de cultura, diversidade étnica, tradição e natureza, com um leve aroma de maçã solto no ar.

Durante o inverno, São Joaquim para honrar esta tão esperada época do ano, onde o frio é intenso mas o calor humano e a hospitalidade são imensos, o município oferece, nos fins de semana do mês de julho, a 1ª Mostra Cultural de Inverno, que acontece na praça João Ribeiro, é um evento com programações para todos os gostos e idades, com muita música, dança, comida típica, apresentações artísticas e artesanato.

Programação: Dia 10 de julho (Sexta-Feira) às 20:30h – Show de Humor – MULITA (Centro de Eventos); às 23:00h – Forrozão Universitário com Grupo Maracutaia, Sertanejo Universitário e DJs (Rancho verde).
Dia 11 de julho (Sábado) às 16:00h – Apresentação de Dança dos Alunos do CAIC, 16:30h – Grupo Maracutaia Forro, 17:30h – Grupo de Música – Alunos do CAIC, 23:00h – Festa de Aniversario Click Digital, 23:30h – Fulano Bar – Show ao vivo Sertanejo Universitário e logo apos DJ Sertanejo.

Tudo isso e muito mais segue nos finais de semana.