A Corel Corporation está anunciando o lançamento da versão 11 do WordPerfect, em nível mundial, para meados do ano. No Brasil, a clássica suíte para edição de textos, originalmente lançada na década de 80, chega às lojas especializadas no início do segundo semestre. O produto está sendo totalmente traduzido para o português falado no Brasil.

O WordPerfect Office 11 combina as melhores características de suas versões anteriores com novos recursos destinados a aumentar a capacidade de trabalho colaborativo em rede e a permitir o uso compartilhado de informações através do uso da linguagem XML. “O WordPerfect já foi o processador de textos mais usado no Brasil durante anos, e só perdeu esta posição privilegiada quando a empresa que o desenvolveu foi vendida. Agora, nas mãos da Corel, o WordPerfect vai voltar a ter seu espaço entre as melhores ferramentas do mercado”, garante Wilson Barbosa, gerente de Marketing para a América Latina da Corel.

Segundo Barbosa, o produto chegará ao País embasado em políticas de preços e de licenciamento agressivos para fazer frente aos valores altos e contratos restritivos operados pela Microsoft com seu Word. “Vamos dar ao usuário um produto totalmente redesenhado, simples de usar, com características avançadas e com possibilidade de alteração do formato e disposição de comandos em tela, de forma que a interface tenha a cara desejada pelo usuário”, diz o executivo da Corel.

Entre outros avanços, a edição 11 do WordPerfect terá ferramentas melhoradas para trabalhos colaborativos, em grupo, e para a criação de mapas de documentos.

Os engenheiros da Corel também estão trabalhando em uma paleta flutuante especialmente desenhada para dar suporte a advogados. Ainda no caminho do trabalho em grupo, o WordPerfect Office 11 vai oferecer a possibilidade de trabalhar com arquivos XML e, assim, reutilizá-los sempre que preciso em planilhas, apresentações de slides, bancos de dados ou publicações. O produto permitirá que os arquivos sejam salvos tanto em formatos nativos do WordPerfect como em HTML ou PDF, entre outros.

Mais Ferramentas – Além do processador de textos, a suíte WordPerfect Office 11 inclui outras ferramentas de produtividade. Em sua Edição Standard, o produto é composto ainda pela planilha Quattro Pro 11 e pelo programa para criação de apresentações Presentations 11. Já em sua Edição Profissional, o WordPerfect Office soma, além das aplicações extras, o banco de dados relacional Paradox, considerado um dos melhores do mundo em sua categoria.