O segundo navegador mais popular do mundo está de cara nova. Após meses de espera, a Mozilla Foundation lançará, na próxima terça-feira, a versão definitiva do Firefox 3, que está atrás apenas do Internet Explorer na preferência dos internautas. Inicialmente programado para ser lançado no início do ano, o navegador teve várias versões de teste antes de ganhar sua versão final. Com algumas novas funções e várias melhorias internas, o Firefox 3 deve ocupar menos memória e ter uma inicialização mais rápida – dois dos maiores problemas nas versões anteriores. O programa, assim como nas versões anteriores, poderá rodar em Windows, Mac OSX e Linux.

O Estado conversou com Asa Dotzler, coordenador de comunidades da Mozilla e um dos principais responsáveis pela divulgação do Firefox. Leia a entrevista.

Quais serão as principais melhorias do navegador?

O Firefox 3 foi programado para ser mais seguro, mais fácil de usar e mais personalizado. Adicionamos uma proteção avançada contra malware [programas destinados e se infiltrarem no computador alheio], para ajudar as pessoas a evitarem sites que tentam instalar vírus, spyware [programa que roubo informações do usuário] ou trojans [vírus que liberando computadores aos invasores]. Reprogramamos completamente a barra de endereços, para que você não tenha que lembrar a URL de um site para voltar a ele. Com essa nova Awesome Bar [barra incrível], tudo o que você tem que fazer é digitar todo ou parte do título, tag ou o endereço de uma página para ver uma lista de equivalentes do seu histórico ou dos favoritos. É como uma busca no seu histórico local. Os usuários também têm acesso a listas de novas extensões e ficou mais fácil do que antes para os usuários incrementarem seus navegadores com componentes de terceiros. A performance JavaScript do Firefox 3 será a mais rápida do planeta.

Quais são as dificuldades de se lançar uma nova versão de um programa como o Firefox?

Essa versão está sendo preparada há três anos e há mais mudanças nela do que em qualquer outra que já tivemos. E temos mais de 160 milhões de usuários, mais do que nunca tivemos. Ambos esses fatores significam que é realmente importante fazer testes exaustivos de todas as novas características.

Quais são os benefícios de ter uma grande comunidade por trás do desenvolvimento?

Cerca de três milhões de pessoas estão utilizando a versão de testes do Firefox e nos dando um retorno impressionante. Sem essa comunidade, não poderíamos entregar toda essa quantidade de melhorias com essa rapidez. Os testes das comunidades são um benefício enorme. Nós também temos centenas de programadores de código aberto que contribuíram em todas as novas funções. Além de programar e testar o navegador, nós também temos comunidades que oferecem um suporte sofisticado ao usuário final – incluindo atendimento ao vivo, via chat – e temos dezenas de milhares de voluntários promovendo o Firefox em seus sites e blogs. Por último, temos uma comunidade de quase 200 pessoas, que estão traduzindo o programa para cerca de 50 idiomas. As versões traduzidas vão ser lançadas no mesmo dia que a versão em inglês.

Divulgação
Asa Dotzler, da Fundação Mozilla: nova versão, mais ambiciosa, com cerca de 12 mil atualizações, sofreu atrasos.

Por que o lançamento demorou tanto?

É uma versão ambiciosa, com mais de 12 mil atualizações e nós queremos fazê-la do modo correto. Na Mozilla, nosso cronograma é baseado em qualidade e não em datas arbitrárias. Então estamos demorando alguns meses a mais do que tínhamos originalmente planejado, para que pudéssemos melhorar a qualidade, a performance e a estabilidade de todas as novas características e de várias das funções antigas.

Por que alguns sites ainda não abrem de forma adequada no Firefox? Como o usuário final pode ajudar a melhorar isso?

Ainda há alguns poucos sites – e o número está diminuindo com rapidez – que não suportam o Firefox. Os usuários finais podem ajudar de algumas formas. Primeiro, usando o Firefox em todos os sites que funcionam corretamente é muito importante. Se mais pessoas usarem o Firefox, ele torna-se um navegador mais relevante para os desenvolvedores. Segundo, quando um usuário passa por um site que não funciona, a coisa mais importante a fazer é contatar o site e explicar que ele não deveria discriminar 160 milhões de usuários. Temos ainda uma função no navegador, disponível no menu de ajuda, chamado ?Reportar site como incompatível?, que facilita a comunicação à Mozilla, quando os usuários finais encontram um endereço que não funciona. Faremos tudo o que pudermos para fazer o site funcionar, indo atrás dos sites populares para incentivá-los a suportar os padrões da web e navegadores compatíveis com tais padrões.

Recorde de download

A campanha que a Mozilla preparou para o lançamento do Firefox 3 envolve a tentativa de colocar o programa no Livro dos Recordes Guinness. A idéia é que o navegador seja o programa mais baixado no mundo, no espaço de 24 horas. Até um site foi lançado para ajudar na campanha: www.spreadfirefox.com/pt-BR/ worldrecord. Para participar, é só acessar esse endereço e baixaro programa, na terça-feira (17).

É possível, também, cadastrar um e-mail para receber um lembrete no dia do lançamento oficial.

Para que a tentativa do recorde seja legítima, a Mozilla pede que os internautas joguem limpo, só fazendo o download de uma cópia por computador. A expectativa é nem só superar a marca do lançamento do Firefox 2 – 1,6 milhão de downloads -, mas ultrapassar a marca dos 5 milhões de cópias baixadas. Haverá até um certificado personalizado para todos que participarem. No Brasil, até o fechamento desta matéria, quase 80 mil pessoas já tinham confirmado participação – deixando o País atrás apenas dos EUA e da Polônia. (HM)

Extensões populares

Uma das maiores funcionalidades do Firefox é sua abertura para extensões, ou complementos.

Pelo fato do navegador ser um programa em código aberto, o desenvolvimento das extensões é uma tarefa relativamente simples.

O site oficial do Firefox tem milhares de complementos para download gratuito, que cobrem vários tipos de necessidades.

Conheça as mais populares (algumas ainda não disponíveis para o Firefox 3):

AdBlock Plus

Perfeita para quem se incomoda com anúncios e banners nas páginas. A extensão bloqueia automaticamente esse tipo de conteúdo.

Video Download Helper

Já tentou baixar um vídeo do YouTube? Caso sim, percebeu que a tarefa é impossível sem a ajuda de algumas ferramentas.

O Video Download Helper é uma delas, e funciona também em outros sites de vídeo.

Greasemonkey

Permite personalizar qualquer site, usando pequenos códigos em JavaScript.

NoScript

Como muitos scripts embutidos em sites podem conter códigos maliciosos, você pode, com essa extensão, liberar scripts apenas em sites que você confia.

Foxmarks Bookmark Synchronizer

Bastante útil para quem usa o Firefox em mais de um computador, ele sincroniza os favoritos de todos os computadores que está instalado.

Forecastfox

Coloca a previsão do tempo de qualquer lugar do mundo na barra de status do navegador.

Download Statusbar

Permite o monitoramento dos downloads ativos em uma pequena barra inferior, ou, de uma forma mais resumida, na barra de status.