Varejistas unem-se para aumentar acesso popular ao PC

Grandes redes de varejo do país decidiram se juntar para oferecer ao mercado novas formas para aquisição de microcomputadores e, assim, combater o chamado mercado cinza. Essa é uma denominação dada ao comércio ilegal de computadores, que envolve sonegação de impostos, contrabando de hardware e reprodução ilegal de softwares (pirataria) e que hoje lidera as vendas de PCs ao consumidor final. Para atingir o objetivo, Carrefour, Casas Bahia, Extra Eletro, Fast Shop, Lojas Colombo, Magazine Luiza e Ponto Frio lançaram a campanha ?Compensa Comprar PC Aqui?.

O esforço conjunto mostra as vantagens que o consumidor tem ao comprar computadores fabricados por empresas idôneas, com hardware e software legalizados. Segundo dados dos lojistas, a diferença de preço de um computador de qualidade é muito pequena em comparação com os equipamentos contrabandeados com software pirata.

O consumidor de produtos de informática de procedência reconhecida tem acesso a benefícios como garantia de qualidade e de assistência técnica, financiamentos e aquisição de licenças oficiais de softwares, além dos direitos determinados pelo Código de Defesa do Consumidor.

Para as grandes lojas, não compensa simplesmente combater o marketing de suas concorrentes. Segundo levantamento das empresas, o mercado cinza tem uma fatia dominante do segmento de produtos de informática no Brasil, com mais de 60% das vendas. As redes de varejo descobriram, então, que há um rival ainda mais poderoso no mercado, o comércio ilegal. A constatação levou as companhias a se unirem, com o objetivo de ampliar o alcance das empresas legalmente estabelecidas e, como conseqüência, o seu potencial de realização de vendas.

Vantagens exclusivas

Na campanha ?Compensa Comprar PC Aqui?, cada rede de varejo participante oferece vantagens extras e exclusivas para seus clientes, que vão desde planos de pagamento facilitados, taxas de juros mais baixas, até promoções especiais para aquisição de computadores com acessórios grátis. Além disso, os promotores receberam treinamento especializado para auxiliar os compradores na escolha do produto que melhor atenda às suas necessidades.

A iniciativa conta com o apoio de fabricantes de produtos de informática como, ACBR, Evadin, Gradiente, HyperData, Itautec, Microsoft, Novadata, Olivetti, Metron e Semp Toshiba. ?Estamos investindo na iniciativa cooperada das redes de varejo porque acreditamos que, desta forma, estaremos dando impulso à inclusão digital e combatendo o contrabando, a pirataria e, com isso, a criminalidade?, afirma Reinaldo Opice, gerente do Grupo OEM da Microsoft Brasil.

Os fabricantes estão colaborando com a campanha por meio de investimentos, material e recursos de marketing, além de treinamento de equipes de vendas. ?Com promotores de vendas preparados, as lojas de varejo passam a oferecer vendas consultivas para cada consumidor. E, desta forma, podem atender melhor a expectativa de cada cliente que compra um computador pessoal?, complementa Opice.

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