Usuários de iPod correm risco de surdez, diz estudo europeu

Entre cinco e dez milhões de europeus correm o risco de ficar surdos devido ao uso excessivo de iPods e outros aparelhos de mp3, segundo informou o Comitê Científico para Riscos Emergentes e Recentemente Identificados para a Saúde (Ccreris) da Comissão Européia.

Em um estudo publicado nesta segunda-feira (17), o comitê alerta para os “elevados riscos” que correm os usuários desse tipo de aparelho. “Entre 5 e 10% dos usuários que, por um período de pelo menos cinco anos, escutam música com aparelhos portáteis durante mais de uma hora por dia, em alto volume, arriscam ter uma perda permanente da capacidade auditiva”, informou o estudo.

O estudo foi encomendado após a explosão de vendas de iPods nos últimos anos, sobretudo entre os mais jovens, que geralmente escutam músicas com o som entre 100 e 115 decibéis, sendo que o nível recomendado é inferior a 60 decibéis.

O texto demonstrou que o uso indiscriminado dos aparelhos “é motivo de preocupação” e agora a Comissão Européia estudará quais medidas poderão ser adotadas para proteger crianças e adolescentes de danos auditivos.