Unisys produz terminais de acesso público à Internet para ECT

Novos serviços oferecidos pelos correios estarão disponíveis a partir deste ano para 170 milhões de brasileiros Ainda este ano, 4.176 terminais de acesso público à Internet serão instalados pela Unisys em 3.809 agências dos correios do país em localidades com até 10 mil habitantes. Na primeira fase do projeto, 3.284 cidades serão beneficiadas. No total, 5.690 terminais de acesso público à Internet serão produzidos pela Unisys como resultado da licitação feita pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), cujo investimento é de R$ 113 milhões.

A primeira fase se estende até meados de 2003 e, em seguida, a empresa vai equipar as demais agências gradativamente, até o final de 2004. Entre os terminais que serão instalados, 250 terão teclado e sinalização em braille para uso dos portadores de deficiência visual e outros 250 permitirão o uso por portadores de deficiência locomotora. A solução oferecida envolve não só o desenvolvimento dos terminais, mas a instalação, gerência, sistema aplicativo central de gerenciamento e monitoramento, e serviços relacionados. Toda a rede de atendimento e o nível do serviço oferecido serão gerenciados pelo Managed Services Center – MSC, da Unisys, o primeiro centro do gênero em toda a América Latina que será inaugurado nos próximos dias.

Entre os principais recursos oferecidos pela Unisys no suporte ao projeto estão Help Desk, Instalação e Manutenção, Suporte Telefônico, Operação Assistida, Gerência de Rede e Remota, Infra-estrutura de rede (produtos ativos), Solução de Segurança e Gerência de Projeto. Com a implantação da solução a ECT poderá disponibilizar acesso público à Internet para toda a população permitindo uma maior democratização do acesso aos meios eletrônicos buscando uma maior inclusão digital.

Os usuários contarão com a orientação de assistentes formados na própria comunidade, para facilitação do uso dos terminais. Será oferecida aos clientes, de forma gratuita, a possibilidade de navegação na Internet pelo tempo de 10 minutos nos sites dos Correios e Portal Rede Governo, e no cadastramento e uso de endereço eletrônico permanente dos Correios. Também será gratuito para os usuários o acesso a sites e serviços patrocinados por parceiros conveniados com os Correios. A navegação em outros sites, de interesse do cliente, e os serviços de impressão de páginas e transferência de arquivos, serão tarifados, através da utilização de smart card – cartão dotado de chip eletrônico, capaz de armazenar, com total segurança, os créditos adquiridos pelos clientes nos guichês das Agências.

Disponíveis, em princípio, em 50 terminais, também fazem parte da solução, com tarifação específica, os serviços de digitalização de documentos via scanner e a gravação de arquivos de áudio e vídeo para envio anexado a mensagens eletrônicas, além da possibilidade de realização de vídeo conferência entre dois pontos de atendimento. Além da Unisys, também participaram da concorrência IBM, Itautec, Siemens/Procomp (Consórcio), HP e Scheffer.

Voltar ao topo