Teste detecta álcool no corpo após meses

Um grupo de cientistas descobriu um novo método para detectar a presença de álcool no corpo, inclusive meses depois de ser ingerido. A descoberta permitirá à Justiça verificar se uma pessoa detida por um acidente de trânsito estava ou não sob o efeito de álcool, mesmo semanas após o acidente.

Um dos responsáveis pela pesquisa, que se encontra em sua etapa final, Friedrich Wurst, da universidade suíça da Basiléia, explicou à revista “Álcool e alcoolismo” que o descobrimento poderá também ser um meio de segurança no trabalho para conhecer os hábitos de bebida das pessoas, algo muito importante quando se deve dirigir um ônibus ou pilotar um avião.

Os rastros de álcool desaparecem poucas horas após sua ingestão e durante anos os pesquisadores buscaram alguma molécula que permanecesse por mais tempo. Agora se encontrou o etilglucoronide (EtG), que surge no sangue e é encontrado na urina à medida que o álcool desaparece. A particularidade é que o EtG aparece depois de semanas da ingestão do álcool.

Voltar ao topo