Supercomputadores têm velocidade do cérebro

Dois novos supercomputadores foram fabricados pelo Departamento da Energia americano e se caracterizam por realizar operações matemáticas à velocidade do cérebro humano, informou a empresa de informática IBM.

Esses dois novos supercomputadores, que serão vendidos por um total entre US$ 216 milhões e US$ 267 milhões, permitirão aos Estados Unidos regressarem em 2004 à liderança no mundo da informática.

As novas maravilhas técnicas fabricadas pela IBM se chamarão “Asci Purple” e “Blue Gene/L” e prometem superar a “Earth Simulator”, lançada há poucos meses pela empresa japonesa NEC, primeira fabricante eletrônica não americana a liderar a classificação internacional dos grandes computadores de laboratório.

Uma vez colocados em funcionamento os dois computadores, a velocidade de execução que poderão atingir para executar cálculos matemáticos será de 460 bilhões por segundo, muito superior aos 36 bilhões de operações matemáticas registradas pelo modelo japonês.

Os novos modelos de supercomputadores da IBM serão muito semelhantes ao cérebro humano em termos de velocidade de ação.

O primeiro supercomputador, “Asci Purple”, poderá efetuar 100 bilhões de cálculos por segundo, ou seja, uma operação a uma velocidade de 100 teraflop (unidade de medida utilizada para calcular a velocidade de execução), semelhante à do cérebro humano.

O segundo supercomputador, “Blue Gene/L”, será ainda mais elaborado e realizará operações a até 360 teraflop.

Voltar ao topo