Sonda Voyager atinge confins do Sistema Solar

Segundo informaram especialistas da Nasa, a sonda espacial americana Voyager alcançou nas últimas semanas, e após 26 anos, os confins do Sistema Solar.

As autoridades espaciais americanas disseram que a sonda Voyager se encontra a 12 bilhões de quilômetros da Terra e é o objeto criado pelo homem que chegou mais longe no espaço, em toda a História.

Para compreender que a sonda chegou aos confins do Sistema Solar, os especialistas americanos examinaram seis meses de dados científicos transmitidos por um dos equipamentos da Voyager I. Para confirmar a informação, os técnicos da Nasa aguardam os dados da Voyager II, que, segundo estimam, também está para chegar aos limites do Sistema Solar.

As duas sondas da Nasa foram lançadas em 20 de agosto e 5 de setembro de 1977, respectivamente, por foguetes Titan, e estarão potencialmente em atividade até 2020.

A bordo das Voyager encontra-se um vídeo-disco com 115 imagens, sons naturais registrados na Terra, além de mensagens em 55 idiomas, antigos e modernos, escolhidos pelo astrofísico Carl Sagan (1934-1996) e destinados a eventuais seres extraterrestres.

Voltar ao topo