As palavras que escrevemos podem falar mais do que aquilo que queremos dizer. Um estudo revelou que quanto mais frequentemente as mulheres usam o pronome “eu” em suas mensagens instantâneas, mais elas estão satisfeitas com os seus parceiros. O mesmo vale para os homens: eles também relataram maior satisfação em casais onde a mulher usou “eu” em muitas mensagens instantâneas.

continua após a publicidade

Este novo estudo, diferente de outros realizados em laboratórios, baseou-se em cenários da vida real, pois as mensagens instantâneas são uma ótima maneira de entender como as pessoas se comunicam no dia-a-dia de um relacionamento.

Os pesquisadores acompanharam as trocas de mensagens entre vários casais. Entre os pronomes usados, os casais usaram “eu” quase 20 vezes mais do que “nós”. E todos os casais eram mais propensos a usar palavras positivas.

Ao fim do estudo, nem todos os casais ainda estavam juntos. Foi descoberto que as pessoas que usam palavras emotivas como “grande”, “feliz” e “amor” tendem a ser mais felizes em seus relacionamentos e permanecem neles por um bom período.

continua após a publicidade

Mulheres que mandavam muitas mensagens com o pronome “eu” foram 30% mais propensas a permanecer em seus relacionamentos em comparação com outras.

A explicação pode partir do fato de que mulheres que falam mais sobre si mesmas tendem a falar sobre si e suas vontades com seus parceiros, se expressando mais, e sendo mais feliz no seu relacionamento.

continua após a publicidade

Outras descobertas sugerem que quanto mais os homens se utilizavam de expressões de sarcasmo positivo, como “oh que bom”, menos satisfeitos eles estavam em seus relacionamentos e a probabilidade de terminar a relação era maior. Tanto para homens quanto para mulheres, o uso de emoções negativas, como “raiva”, não estava relacionada com a sua satisfação com o relacionamento ou sua estabilidade.