Sites que oferecem serviços reforçam a fidelização de clientes

Até bem pouco tempo, as empresas costumavam usar seus sites na Internet para divulgar seus produtos e cumprir a função institucional de apresentar seus colaboradores, parceiros, sua linha de trabalho e algumas fotografias. Mesmo naquela época e naquele formato, nem tão remotos assim, os sites já funcionavam como uma importante ferramenta para prospectar novos clientes e manter um certo contato com os antigos.

Com o aumento mais do que exagerado do número de sites na rede, o que aconteceu foi que as empresas tiveram de correr atrás do prejuízo, da mesma forma como fazem na ?vida real? diante da concorrência. Hoje estão mudando completamente de formato. ?Os sites estão agora mais completos?, explica Luiz Renato Roble, diretor de criação da Datamaker Designers, de Curitiba. ?Não oferecem mais apenas a imagem institucional da empresa, mas uma série de serviços para o visitante. O objetivo é fazer com que ele volte sempre, mantendo uma certa fidelidade nessa loja virtual, assim como faz nas lojas de que gosta no mundo real?.

O próprio site da Datamaker (www.datamaker.com.br) é um exemplo desse novo modelo. Além de trazer alguns trabalhos já realizados pela empresa, de ter uma forma de contato com os diferentes departamentos e de ser rápido e colorido, ele traz uma série de serviços, que estão registrando um número cada vez maior de acessos. ?É o caso, por exemplo, do Dicas on-line?, comenta Roble. ?Onde nós oferecemos a possibilidade de o visitante se cadastrar para receber, semanalmente e gratuitamente, dicas sobre como valorizar seu ponto-de-venda, trabalhar melhor o design de ambientes, acertar no desenvolvimento de suas embalagens, ou seja, dicas realmente práticas para o dia-a-dia dele. Só nesse serviço, já temos mais de 2500 assinantes?.

Outro serviço bastante concorrido é o do banco de currículos, que já teve 120  currículos cadastrados de profissionais de arquitetura, design gráfico e design de produto. ?Muitas vezes nós não conseguimos absorver todas essas pessoas, mas outras empresas, acessando nosso site fazem isso. Uma vez fomos em busca do currículo de um designer e, quando entramos em contato, ele já estava empregado no Rio Grande do Sul, graças a uma visita feita por outra empresa ao nosso site?.

Desenvolvendo sites ? Carlos Niemeyer, da Hidea.com, empresa desenvolvedora de  sites para empresas dos mais diferentes setores, é da opinião de que um site pode até ser somente institucional. ?Mas quem possui um site desse tipo deve ter em mente que ele servirá apenas para a divulgação de alguns dados  – produtos, serviços, histórico da empresa, a clientes que atende ? que provavelmente serão pouco consultados complementa. ?A vantagem, nesse caso, é o baixo investimento, de tempo e dinheiro, para quem quer apenas um meio de divulgar sua empresa, no meio que é a Internet, à disposição do cliente 24 horas por dia?.

Segundo o web designer, o mais interessante é que o site ofereça mesmo algum valor para quem o acessa. Isto porque quando a empresa possui alguma ferramenta desse tipo consegue criar uma interação com o cliente, que passa a ter uma ligação permanente através do site.  ?Conseqüentemente, esse cliente irá gerar mais contatos para a empresa pois, satisfeito com o serviço, fará questão de divulgar isso para outras pessoas, talvez prospects daquela mesma empresa?, esclarece Niemeyer. ?Isso é muito comum entre os internautas que costumam ter listas de endereços para divulgar o que existe de bom na rede. Ou seja, a audiência vem naturalmente?.

Numa análise do site da Datamaker Designers, Niemeyer diz que ele funciona principalmente por causa de quatro pontos estratégicos ? serviço de dicas on-line, banco de currículo, notícias de design e colunistas (artigos sobre os mais variados temas do design). ?Ou seja, com tudo isso ele funciona como um portal de referência no assunto e não apenas como um site vendedor da imagem da empresa?, elucida Niemeyer. ?Mesmo as empresas que já haviam sido pioneiras, investindo em sites comerciais na época do primeiro ciclo de expansão da web no Brasil, agora estão reformulando seus sites e os adequando a essa nova geração, que visa justamente a fidelidade do cliente, através da oferta de um serviço de valor?, conclui.

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