Segundo pesquisa, 97% dos internautas não sabem identificar spywares

São Paulo, 12 de maio de 2006 – Uma pesquisa realizada pela SiteAdvisor, empresa adquirida pela McAfee em abril deste ano, mostra que 97% dos usuários de internet não sabem identificar ameaças como spywares, adwares ou qualquer outro tipo de software indesejável. Dos mais de 14 mil participantes do "Spyware Quiz", apenas 3% passaram pelas oito etapas do teste.

A primeira parte do questionário apresenta pares de sites e pede para que o usuário escolha a opção segura entre os dois. A segunda apresenta uma série de sites de compartilhamento de arquivos e pergunta quais desses sites não possuem spywares e adwares. Os exemplos usados foram extraídos de mais de três milhões de sites testados e classificados pela SiteAdvisor quanto a problemas de segurança.

Os sites foram selecionados entre categorias de alta freqüência – protetores de telas, smileys, jogos grátis, letras de músicas e aplicativos de compartilhamento de arquivos – todos bastante conhecidos por distribuir spywares, adwares e outros programas indesejáveis.

"Sabemos que não é fácil julgar a segurança de um site apenas pela sua aparência, mas a questão é a seguinte: "Sites nocivos são, muitas vezes, muito bons em transmitir uma sensação de segurança", afirmou Chris Dixon, chefe de desenvolvimento da McAfee SiteAdvisor. "Obviamente existem sites seguros, mesmo nessas categorias freqüentemente usadas".

Para responder ao questionário da McAfee SiteAdvisor sobre spywares, acesse http://www.siteadvisor.com/spywarequiz.

Para fazer download do software gratuito de segurança da Web da SiteAdvisor para o Internet Explorer e o Firefox acesse: http://www.siteadvisor.com.

Voltar ao topo