Nossas glândulas salivares — que estão localizadas dentro de cada uma das bochechas, na parte inferior da boca e sob a mandíbula na frente da boca — produzem entre um e dois litros de saliva a cada dia.
Isso equivale, em média, a 550 litros por ano ou a 38.325 litros durante uma vida de 70 anos. O suficiente para encher uma piscina de tamanho médio. Eca!

A simples menção ou o aroma de biscoitos de chocolate podem encher a nossa boca de baba. Isso é bom. A substância clara, feita principamente de água, se mistura com o alimento para ajudar que o mais seco tira-gosto deslize tranquilamente até o estômago. Antes mesmo que chegue lá, enzimas especiais da saliva começam a quebrar as moléculas da comida em componentes mais simples.

Pessoas com dificuldades na produção de saliva costumam ter muitos problemas nos dentes e gengivas. As enzimas salivares também ajudam a combater infecções na boca. Além do mais, a gosma ajuda a limpar o interior de nossa boca e dentes, apesar da escovação ainda ser essencial.