Projeto de manejo sustentável

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Mato Grosso (Senai-MT) promoveu ontem, o Dia de Campo para a Imprensa no Projeto Jamanchim de Manejo Florestal Sustentável da Amazônia, localizado na Escola de Floresta, em Santa Carmem (120 quilômetros de Sinop), em Mato Grosso.

O projeto – uma iniciativa do Senai em parceria com a Indústria Coimal e Ministério do Meio Ambiente (MMA), subsidiada pelo Banco de Reconstrução da Alemanha KfW – objetiva incentivar a exploração da floresta de forma racional e sustentável, por meio de projetos de manejo.

A Escola de Floresta do Senai oferece cursos de capacitação pessoal em técnicas de Manejo Florestal de Exploração de Impacto Reduzido. “O diferencial é que os alunos têm aula dentro da floresta”, explica o coordenador do projeto, Marcos Leandro Garcia. “No manejo convencional, os exploradores entram onde querem e cortam de tudo. O manejo de impacto reduzido planeja todas as etapas da exploração, desde escolha das áreas construção da infra-estrutura, técnicas de corte e arraste e proteção florestal, entre outros”, acrescenta.

Voltar ao topo