Prefeitura de Curitiba tem sistema de compras eletrônico

Um importante passo para isso foi o desenvolvimento do Sistema de Gestão Pública ? SGP ? instrumento já implantado há mais de 6 anos na PMC e que interliga os sistemas orçamento / financeiro / contábil / administração de materiais. Sempre se adequando às mudanças da Lei 8.666/93 (das licitações), uma das implementações realizadas no SGP foi o Registro de Preços, uma opção de compra que agilizou bastante os processos, permitindo a redução significativa dos estoques do município, que passou a operar na grande maioria dos produtos ? anteriormente estocáveis ? para produtos comprados e entregues diretamente a seus requisitantes, dentro no conceito “just-in-time” de compras. A idéia para implantação do E-Compras, começou a partir da procura em criar uma solução e-procurement adequada às operações de compras da Prefeitura Municipal de Curitiba, atingindo os processos, reduzindo custos e a burocracia, assim como racionalizando os mesmos. A consolidação do SGP foi muito importante para a implantação do E-Compras Curitiba. É justamente a estrutura que está “por traz” do site que difere o sistema criado pelo ICI de outros produtos já existentes no mercado.

O projeto para implantação do site de compras eletrônicas, que funciona como um leilão reverso, apresenta como principais vantagens a ampliação do quadro de empresas fornecedoras o que fatalmente, ampliando a concorrência, trará reduções significativas nos custos de compra. Espera-se (e já está sendo confirmado) uma economia de pelo menos 25 % dos preços atuais aplicados ? e uma melhora na qualidade dos produtos e serviços ofertados. No sistema, os fornecedores, além de se cadastrarem via Web, receberão e-mails comunicando as aberturas dos processos para os produtos os quais ele está habilitado a fornecer.

O E-Compras Curitiba foi implantado no dia 15/05/2002 e, apesar de estar apto a operar com processos de compras com valores quaisquer, em um primeiro momento, por limitações da Lei de Licitações, está sendo utilizado para compras com valores inferiores a R$ 8.000,01. Esse valor está isento de licitação. O projeto de digitalização total das compras pela Prefeitura de Curitiba foi divido em etapas e a implantação do E-Compras Curitiba é apenas a primeira delas. Ao longo do tempo novas funcionalidades e processos serão agregados ao sistema.

Para participar do pregão, os fornecedores da Prefeitura de Curitiba devem preencher o cadastro via Internet, no portal “e-compras curitiba”. Estes usuários cadastrados recebem uma chave de acessos e podem participar dos pregões eletrônicos.

Site: e-Compras

Voltar ao topo