Pesquisa revela a importância de se ter um curso superior na área de TI

Ter um diploma universitário é importante para se manter no mercado de trabalho na área de tecnologia? De acordo com uma pesquisa realizada pela Impacta Tecnologia ? Divisão de Pesquisas – , a resposta é afirmativa. O estudo ?A valorização da formação universitária dos profissionais de informática em grandes empresas no Brasil? pesquisou sobre a importância da formação em cursos de ensino superior nessa área. O levantamento de dados contou com a participação de cem companhias diferentes, escolhidas aleatoriamente entre as empresas listadas no ranking das Melhores e Maiores Empresas da revista Exame.

Os resultados revelam que em 77% das equipes, 40% ou mais dos profissionais possuem curso superior. Em 27% das empresas, o percentual de profissionais com formação superior ultrapassa os 80%. Por outro lado, apenas 7% das equipes contam com a formação superior de no máximo 20% de seus profissionais.

Um outro ponto abordado pelo estudo é em relação ao tipo de curso superior que os profissionais cursaram. Em 65% das empresas, a maioria dos profissionais freqüentou cursos relacionados a Tecnologia da Informação (TI); e em apenas 5% a quantidade de profissionais formados em outras áreas é maior do que os formados nas áreas de TI.

A pesquisa também investigou a relação entre contratação de novos profissionais e a formação superior. No caso de estagiários, 55% das empresas preferem contratar alunos que estejam cursando o último ano, enquanto que apenas 11% das companhias optam por estagiários já formados.

Contrariando as expectativas, os critérios para a contratação de profissionais para ocupar cargos de nível pleno ou sênior não são tão restritivos: apenas 12% tornam o curso superior uma exigência indispensável para a contratação.

Perfil dos profissionais
O último bloco da pesquisa visou obter informações sobre os profissionais entrevistados individualmente. Quando questionados a respeito de sua formação, 79% dos entrevistados afirmaram já ter concluído um curso superior. Quando perguntado sobre o curso que completaram, 72% responderam que são formados em cursos relacionados com informática ou processamento de dados. Um outro dado importante é que 81% dos profissionais afirmaram estar totalmente satisfeitos com a formação.

O tamanho das equipes de TI nas empresas entrevistadas é bastante variado. A menor equipe é composta de apenas dois profissionais, enquanto a maior ultrapassa 3 mil funcionários. Em média, as equipes dessas empresas contam com 148 profissionais (14.800 profissionais de informática nas 100 empresas pesquisadas).

A distribuição das equipes, em função de seu tamanho, é centrada nas equipes médias: enquanto 22% mantêm equipes com mais de 100 profissionais, outros 20% contam com no máximo 10 profissionais. Assim, a grande maioria das companhias (58%) mantém equipes que possuem entre 11 e 100 profissionais de informática.

Voltar ao topo