Paranaense é finalista no eFestival IBM 2002

Até dia 3 de setembro o público poderá escolher, pelo site www.terra.com.br/efestivalibm , os três finalistas da primeira etapa do eFestival IBM 2002, festival interativo de MPB, promovido pela IBM. As 15 canções concorrentes foram selecionadas entre 2.016 inscritas em todo país, número quase duas vezes superior ao da primeira edição, em 2001. A avaliação do musicólogo e coordenador da comissão técnica do eFestival IBM, Zuza Homem de Mello, é que pela qualidade e originalidade das canções elas têm plenas condições de se popularizar junto ao público.

Os artistas, selecionados pelo júri técnico, são do Paraná, Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas e Goiás. Em 10 de setembro os três mais votados participarão do show da cantora Zélia Duncan, em São Paulo. O festival terá ainda mais duas etapas de seleção, cada qual com 15 novas canções que irão para votação pelo site, e a grande final, que reunirá as nove músicas mais votadas nas etapas anteriores. Os vencedores das próximas seleções farão apresentações nos shows de Luiz Melodia com participação especial de Paula Lima (8 de outubro, SP), Ivan Lins (5 de novembro, RJ) e, na final, com Jorge Ben Jor (10 de dezembro, SP).

Zuza destaca que o rock e o funk ganharam mais espaço este ano, diferente de 2001, quando os ritmos nordestinos predominaram. No entanto, ele acrescenta que embora a influência destes estilos tenha crescido, Djavan e João Bosco continuam nitidamente sendo os compositores que mais inspiram os candidados. “Uma característica bastante evidente e importante deste festival é ainda o caráter original e peculiar dos compositores. São artistas de localidades diversas, que compõem obras influenciadas pela sua história artística, sem seguir regras que padronizam a produção musical”, avalia o musicólogo.

Além da votação ser pela Internet, as músicas, que precisam ser composições inéditas, também foram inscritas por meio da rede. “O sucesso da união da tecnologia à cultura neste festival é facilmente perceptível pelo forte crescimento das inscrições em relação ao ano passado. Ficamos muito satisfeitos em dar mais esta oportunidade à promoção de talentos da música brasileira”, observa o diretor de Marketing da IBM Brasil, Mauro D´Angelo.

O página do eFestival IBM na Internet é o grande canal de difusão do festival. Acessando www.terra.com.br/efestivalibm, o público poderá ouvir e votar em sua canção preferida, conferir biografias dos músicos, letras das canções, participar de chats e assistir ao vivo os shows que integram o festival. Além da participação no show, os vencedores ganharão um notebook ThinkPad com o software Via Voice. Os finalistas de cada etapa do eFestival IBM, assim como os vencedores, terão custeada toda a infra-estrutura para a realização de sua apresentação, as despesas com transporte, hospedagem e alimentação. A votação popular das outras duas etapas e a final acontece, respectivamente, de 11 a 30 de setembro, 9 a 28 de outubro e 6 e 30 de novembro.

OS 15 SELECIONADOS NA PRIMEIRA ETAPA

Adriana Moreira (PR), com “Tão Real”


André Piquet (SP), com “Samba Resposta A Um Beque Francês”
Beto Marcio (BA), com “Estrada de Ferro”
Denio de Paula (GO), com “Criptonita”
Djalma Chaves (MA), com “Descendo o Rio”
Heraldo Goes (SP), com “Milagre das Mãos”
Lula Barbosa (SP), com “Meu Amor Meu País”
Mansur (SP), com “Prato Predileto”
Ricardo Moreira (SP), com “Dia D”
Roseli Martins (SP), com “Filhos de Plutão”
Sergio Lima (MG), com “Once More”
Sóstenes Lima (AL), com “Noites de Bar”
Thiago Guerra (GO), com “Passa Tempos”
Wagner Costa (RJ), com “Mais Um”
Zé Alexandre (RJ), com “Onde está você?”

Voltar ao topo