Paraná é o considerado o 3.º polo de e-commerce do Brasil

O Paraná vem despontando e crescendo em alguns segmentos, mas o que poucos sabem é que o estado também está no comando do terceiro maior pólo de e-commerce do Brasil, ficando atrás somente de São Paulo e Rio de Janeiro. Estes são os dados revelados esta semana pelo relatório da revista INFO EXAME (4º edição), que traz na edição de maio de 2003, o INFO 100, com o título Os Reis do e-commerce Brasileiro. As operações foram divididas em b2c (business to consumer), b2b (business to business) e a terceira categoria banco e corretoras.

O Estado entrou no relatório com cinco empresas entre as 100 maiores do Brasil – GVT, Renault, HSBC, Furukawa e Redemarket.com. O dado interessante é que cada uma representa um setor do comércio eletrônico (quadro abaixo). Outra análise pertinente neste relatório é o grau de competitividade das empresas que ficam fora dos grandes centros de negócios. Para o gerente da 3g.com.Br, Luciano Planca, empresa especializa em consultoria de e-commerce, com sede em Curitiba, como na maioria dos casos as empresas acabam realizando negócios em outras localidades, é uma grande solução para cidades com problemas econômicos locais. ?O e-commerce é um fato e pode ser uma grande solução se bem empregado, principalmente na questão social, pois atualmente gera postos de trabalho, com a mão de obra de profissionais especializados , disponibilizados de outros setores?.

Varejo Virtual
A empresa Redemarket.com e o supermercado
Angeloni, foram as únicas do b2c – varejo, que não estão localizadas fora do eixo Rio-São Paulo, mostrando também o potencial do sul do Brasil. A Redemarket.com foi a única empresa paranaense entre as 100 maiores, listada no segmento de b2c – varejo, posição conquistada após quatros anos de experiência na internet.  ?Não aumentamos o volume do e-commerce Paranaense, por falta de políticas e estratégias adequadas ao setor, podendo potencializar os negócios das empresas para o mundo todo. A maior importância deste tipo de comércio é que ele realiza a transação com pessoas, fora da sua sede, favorecendo o comércio eletrônico e a distribuição de renda?, comenta o diretor da Redemarket.com, Marcos Freder. A sugestão do diretor é que se abra espaço na Secretária da Ciência e Tecnologia e na Industria e Comércio para iniciar a discussão do comércio eletrônico Paranaense.

Com todas as mudanças tecnológicas e econômicas ocorridas nos últimos tempos, as empresas tendem também a mudar suas estratégias. A Redemarket.com, conhecida por sua loja de variedades, entre perfumes importados, flores e cestas, está entrando em novos segmentos. Atualmente a empresa vende para brasileiros em mais de 30 países e a pouco mais de um ano está trabalhando com projetos na área de escoamento de marketing promocional via internet, com alguns projetos já realizados, entre eles o ?Natal do HSBC?. Apesar de ser um evento local, a empresa conseguiu escoar os produtos deste evento para 17 estados, sendo que 80% das vendas realizadas foram para fora do Paraná. ? O sucesso da operação decorreu do emprego das soluções de e-commerce, que  beneficiou a produção local, e também , contribui para as entidades sociais locais, que receberam parte da renda desta operação?, conclui.

A internet e principalmente os negócios eletrônicos, em 2002 consolidaram-se no Brasil, independente da crise econômica mundial. O e-commerce teve um aumento de 129% se comparado ao volume de transações de 2001. O numero de usuários já chega a 20 milhões este ano. O e-consumidor Paranaense tem ótimas opções de e-commerce local.. As empresas Paranaenses em buscas de novos mercados, também podem aproveitar as opções em desenvolver alianças estratégicas com estas empresas pioneiras na era digital. 

Tabelas retiradas da revista INFO EXAME (4º edição), que traz na edição de maio de 2003, o INFO 100, com o título Os Reis do e-commerce Brasileiro.  

PARANÁ

 

 

 

 

B2C

 Cidade

UF

Posição 

setor

Renault

São j. dos pinhais

PR

4

 Automotivo

GVT

Curitiba

PR

21

Telecomunicações

Redemarket.com

Curitiba

PR

41

 varejo

B2B

 

 

 

 

Furukawa

Curitiba

PR

26

cabos

Bancos

 

 

 

 

HSBC

Curitiba

PR

6

Banco

 

 

FORA DO EIXO RIO-SÃO PAULO

 

 

 

B2C

 Cidade

UF

Posição 

setor

Renault

São j. dos pinhais

PR

4

 Automotivo

GVT

Curitiba

PR

21

Telecomunicações

Redemarket

Curitiba

PR

41

 varejo

Outros estados

 

 

 

 

Angeloni

Criciuma

SC

33

Varejo

Itersol

Belém do pará

PA

32

Informatica

B2B

 Cidade

UF

Posição 

setor

Furukawa

Curitiba

PR

26

cabos

Outros estados

 

 

 

 

TCO

Brasilia

DF

13

Telecomunicações

Voltar ao topo

Avenida Victor Ferreira do Amaral, 306, Tarumã - Curitiba - PR