Doar óculos de sol é um modo barato de melhorar a economia global poupando bilhões de dólares perdidos todos os dias com deficiências visuais, disse a Organização Mundial de Saúde. Uma estimativa de 153 milhões de pessoas em todo o mundo têm problemas de visão causados por falta de tratamento visual, como miopia ou hipermetropia, que pode causar visão embaçada.

continua após a publicidade

Os pesquisadores afirmam que óculos de sol são uma intervenção de baixo custo, calculando um total de 26 bilhões de dólares para prover testes de visão e óculos para todos que precisam, além de custos adicionais relacionados com serviços oftalmológicos.

Os pesquisadores descobriram que uma provisão global de óculos resultaria em economia considerável por caso tratado e seria uma rede que beneficiaria até a economia global.

A maioria das pessoas afetadas estão em países em desenvolvimento e cerca de 8 milhões são totalmente cegas. Estima-se que problemas reparáveis custam à economia global centenas de bilhões de dólares por ano em produção perdida. Muitos países menos desenvolvidos economicamente são carentes em infraestrutura básica para distribuição e treinamento e não têm equipamentos suficientes para provêr óculos para aqueles que precisam.

continua após a publicidade

A Organização de Saúde Mundial estimou que 87% das pessoas com deficiência visual vivem em países mais pobres, sendo as pessoas mais velhas e mulheres as mais afetadas. No Pacífico Ocidental, incluindo Austrália, China, Vietnã e Filipinas, foi estimado ter o maior custo por causa de condições visuais não tratadas, que valem quase um por cento do produto doméstico da região.