O Vista chegou. O que faço agora?

Desde ontem, mais de duas mil lojas de 25 cadeias de varejo já oferecem o novo Windows Vista em português. Além disso, 14 fabricantes nacionais e internacionais já disponibilizam novos computadores no mercado nacional com o sistema operacional pré-instalado. Apresentado pela Microsoft como o ambiente ?mais seguro do mundo? durante o lançamento oficial para usuários domésticos, que aconteceu juntamente com o pacote de aplicativos Office 2007, o novo programa aposta numa mistura de robustez e diversão para continuar no topo dos sistemas operacionais preferidos pelos consumidores.

E mesmo que o novo Windows precise de plataformas mais robustas para funcionar com toda sua capacidade, a expectativa da empresa para este ano é audaciosa. Segundo o presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy, não há um número oficial de quantas cópias a empresa espera vender no Brasil este ano, mas o objetivo é que a curva de venda se acentue muito. ?A indústria espera vender cerca de 10 milhões de novos computadores no País este ano. Acredito que mais da metade já deve acompanhar o Vista?, diz.

E a ansiedade com o mercado nacional com o produto não é para menos. ?Somente no Brasil, mais de 240 mil pessoas testaram os produtos. Foi o quinto país em número de pessoas testando o programa?, conta Luis Marcelo Marrey Moncau, diretor de marketing e vendas da subsidiária da Microsoft no Brasil. Além disso, os rígidos controles antipirataria do novo Windows e as possibilidades de financiamento fazem com que o produto seja muito mais atrativo para o consumidor que até bem pouco tempo optava por cópias piratas.

Diversão

Além da segurança, o Windows Vista e o Office 2007 apresentam muitas inovações em facilidade de uso para usuários domésticos. As novas interfaces intuitivas transformam a área de trabalho num ambiente muito mais atraente e tornam os dois produtos visualmente mais bonitos e, na teoria, significativamente mais fáceis de utilizar (na teoria, pois, caso o usuário já esteja bem familiarizado com a interface atual dos programas, pode penar um tempo até que aprenda onde os comandos foram parar).

Mas a resposta para isso é a nova busca integrada do Windows, que facilita a localização de informações, imagens, clipes de mídia, documentos e até programas e comandos específicos, independentemente de onde estejam armazenados. Os novos recursos dos aplicativos do Office 2007, como os menus intuitivos, tornam muito mais fácil a criação de documentos com aparência profissional.

Mas a surpresa do lançamento do Windows no Brasil ficou por conta do Media Center, que acompanha as versões Home Premium e Ultimate do Vista. A idéia é juntar toda a área de entretenimento do Windows num mesmo lugar, que pode facilmente ser mostrado no aparelho de TV e ligado ao videogame Xbox 360. O Media Center permite visualizar fotos em uma apresentação de slides cinematográfica, navegar na sua coletânea de músicas por ilustração de capa, reproduzir DVDs com facilidade, assistir programas de TV e gravá-los, e comprar filmes e músicas facilmente.

Outro atrativo para a família é o Controle dos Pais, um recurso que permite que os pais gerenciem o acesso à internet e ao computador. Também é possível gerar relatórios sobre os sites visitados pelos filhos e a quantidade de tempo que eles passaram no computador. Adicionalmente, recursos como o Windows Defender ajudam a proteger os usuários de ataques de spyware e sites mal-intencionados.

Poderio do computador

Mas atenção: quem quiser migrar logo para o novo ambiente precisará ter um computador à altura! A Microsoft colocou em seu site um programa que analisa a configuração atual do micro do interessado para ver ser ele tem os requisitos mínimos para rodar o Vista.

Oficialmente seu computador precisa ter pelo menos um processador de 1Ghz, 1 GB de RAM, chip gráfico capaz de exibir resolução SVGA (800×600) com no mínimo 128 MB, drive de DVD-ROM e HD de 40 GB com 15 GB livres. Se estivermos falando de um novo computador, para receber o selo ?Windows Vista Capable?, sua placa de vídeo ainda precisa ser compatível com o DirectX 9.

Destas especificações, o que deve causar problemas aqui no Brasil é a memória. Em um país onde computadores com Windows XP chegam a ser vendidos com medíocres 128 MB de RAM e a maioria dos populares não passa de 256 MB, a exigência de 1 GB certamente forçará muita gente ao upgrade de hardware.

Mas segundo Steven Sinofsky, vice-presidente sênior de Windows e Windows Live Engineering da Microsoft, não se deve pensar nesses requisitos como mínimos, mas como o que será normal em um futuro próximo. ?Isso é comum. Quando lançamos o primeiro Windows que precisava de mouse, as pessoas diziam que exigência demais. Depois, quando o Windows passou a precisar de monitor colorido, a mesmo reclamação. Lançamentos como este são motivadores de evolução de hardware?, analisa.

Perguntas e respostas sobre a novidade da Microsoft

Foto: Dave Einsel

Norte-americanos fizeram filas para comprar o Vista, em Houston.

O Windows Vista Starter Editon não é vendido em caixinha, ele só pode ser adquirido em um PC novo. Vale a pena comprar um computador com esta versão?

A versão pode rodar apenas três programas simultaneamente, mas ao contrário da versão do econômica para o windows XP, o número de janelas que podem ser abertas dentro de cada um desses programas é ilimitado. Mas vale lembrar que o Starter não suporta a interface gráfica Aero (transparência e 3D), não suporta o Windows Media Center, não permite a conexão em rede e não pode ser atualizado para versões mais avançadas do Vista.

Por outro lado, agora é possível criar múltiplos perfis de usuários e criar senha para cada um deles. Só adquira se não se importar de utilizar apenas recursos básicos do Windows.

Quais as diferenças nas outras versões do Vista?

A versão Home Basic, a mais simples a ser vendida em caixinhas, possui Windows Defender, Internet Explorer 7 e os novos recursos de pesquisa. E pára por aí: se você quer aproveitar os recursos gráficos de transparência e 3D, vai precisar desembolsar um pouco mais com a versão Home Premium, que também vem com o Windows Media Center ? central de mídia que funciona até com controle remoto ?, Mobility Center ? que ajuda em configurações de rede sem fio ? e um espaço de reuniões, espécie de compartilhamento de recursos via rede sem fio. A versão Business que, no lugar do Media Center, dá ao usuário recursos de backup e área de trabalho remota. Por fim, a versão Ultimate reúne todos os recursos anteriores e também o BitLocker, que protege os dados do disco rígido com criptografia, ideal para quem tem um laptop e não quer ver seus dados nas mãos de estranhos caso o portátil seja roubado.

Tenho um XP pirata. Posso comprar uma versão de atualização do Vista para ficar legalizado?

Todo Windows Vista que for comprado como atualização terá que partir de uma licença válida do XP. Portanto, esqueça.

Quais são as versões do Office 2007?

A versão mais simples do Office 2007 é a Home & Student, voltada para o usuário doméstico. Ela pode ser instalada em até 3 computadores e possui Word, Excel, PowerPoint e OneNote (soft de anotações; espécie de Word mais flexível). A próxima versão é a Standard, que, no lugar do OneNote, possui o soft de calendário e e-mails Outlook. Em seguida está a Small Business, que possui um Outlook ?turbinado? com recursos para pequenas empresas e o Publisher 2007, soft de design de páginas. A mais completa é a Professional, que, além de todos os softs citados (exceto o OneNote), vem com o Access.

Tenho um scanner/impressora/câmera um pouco velho, mas que funciona no XP. O Vista vai reconhecê-lo?

Apesar de classificar o Vista como o sistema operacional com a maior compatibilidade com versões anteriores, os executivos da Microsoft reconhecem que vai demorar ?um pouco? para que drivers que garantam o funcionamento de periféricos e aplicativos que não foram desenvolvidos para o novo sistema. Portanto, a dica é controlar a ansiedade caso você necessite mesmo do periférico.

Vou comprar um computador novo. Devo pensar em um que suporte o Vista?

A regra no mundo da informática é adquirir o melhor equipamento que você pode comprar. Mesmo que demore um pouco para que o Vista se torne o sistema operacional dominante, dentro em breve aplicativos e jogos só deverão rodar nele. Por isso, caso não queira ficar para trás, melhor desembolsar um pouco mais.

Gosto de jogar no computador. O Vista rodará todos os programas e jogos que funcionam no XP?

Na teoria, a maioria dos programas e jogos escritos para o XP funcionam no Vista. Mas caso você goste de jogos que precisam de uma placa de vídeo avançada, saiba que o novo Windows também ?come? muito mais memória RAM. Por isso seria uma boa idéia adquirir o sistema juntamente com mais um pente de RAM.

Voltar ao topo