A IBM pretende ajudar as pessoas que por falta de tempo e dificuldade de locomoção não conseguem ir até instituições e realizar um trabalho voluntário sistemático. Aberto à comunidade, a base do projeto e-voluntários é a Internet. A grande inovação que traz é a facilidade com que um funcionário ou qualquer outro participante entra em um ambiente da comunidade e colabora. A meta do projeto de e-voluntários é viabilizar a maior interação entre as diferentes áreas sociais, rompendo barreiras de espaço e tempo.

Quem quiser participar do programa pode entrar no Portal do Voluntário

www.portaldovoluntario.org.br e se manifestar. Não há inscrições ainda, mas os funcionários procuram atender todos aqueles que se interessam em participar. O foco é o desenvolvimento de relações entre diferentes pessoas que envolvam educação e aprendizado

A união entre voluntariado e internet pode ser uma alternativa viável para dar vazão a grande força voluntária que o brasileiro demonstrou após o Ano Internacional do Voluntariado, em 2001. No Brasil existem mais voluntários mobilizados para a ação do que programas de voluntariado prontos para recebê-los. Para divulgação o Portal do Voluntário tem sido bastante acessado – bateu a marca de 2 milhões de páginas visitadas desde o lançamento do Portal, em dezembro de 2000.

A ferramenta utilizada, o programa Learning Village permite a criação de Home Pages através de um editor de sites bastante simples, criação de bancos de dados de imagens, planejamento e criação de projetos. O programa não é vendido no Brasil, apesar de já estar disponível em português. A plataforma é atualmente utilizada apenas nos programas de Responsabilidade Social da IBM. O Learning Village roda na plataforma Domino.

Inicialmente foi desenvolvido para atender às necessidades de um outro projeto de Responsabilidade Social da IBM : o Reinventando a Educação. Foi adaptado para o e-voluntários e acoplado a outras soluções IBM, como o Home Page Reader que permite que deficientes visuais atuem também como colaboradores. Pessoas com dificuldade de locomoção ou com deficiência visual podem contribuir para a melhoria da comunidade como e-voluntários.

Os grupos ocorrerão exclusivamente no Learning Village e os participantes trocarão ali conhecimentos sobre variados assuntos. Um exemplo: profissionais de marketing da IBM orientam jovens como divulgar seus projetos sociais. Em um outro caso, os meninos criaram suas próprias Home Pages através do Learning e aprenderam a anexar fotos, sons, etc.

Por exemplo, o e-projeto Clicar, desenvolvido junto à Estação Ciência, contribuía para a melhoria da comunicação escrita dos meninos participantes.

A avaliação do projeto piloto ficou por conta do Instituto de Estudos Avançados, da USP. Ligado à Cidade do Conhecimento, uma iniciativa do professor Gilson Schwartz da USP.

O projeto como está hoje será avaliado pela equipe do Portal do Voluntário para adequar melhor o formato dos grupos de interação. Participaram cinco grupos: Projeto Clicar, Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP, Colégio Estadual Aurelino Leal em Niterói, Escola de Aplicação CDCC, São Carlos e o Projeto Aprendiz

(*) O repórter Marcelo Henrique Almeida, do Paraná-Online, participou do chat de lançamento do projeto ocorrido ontem.

continua após a publicidade

continua após a publicidade