Novidade ao alcance de todos

A Positivo Informática lançou esta semana, em São Paulo, uma série de novos produtos. Entre eles, uma nova linha de notebooks, a linha PC da Família, de computadores pessoais, e uma novidade: o Positivo Mobo, um laptop ultraportátil de R$ 999, que tem poucos equivalentes no mercado. Na ocasião, a empresa também recebeu, da Microsoft, um certificado por ser a primeira fabricante brasileira a vender um milhão de computadores com o sistema operacional Windows instalado.

De acordo com o presidente da Positivo Informática, Hélio Bruck Rotenberg, a intenção da empresa é lançar produtos compatíveis com as aspirações do mercado. ?Fizemos pesquisas que concluíram que, das pessoas que compram computador, 67% estão adquirindo o seu primeiro PC e 83% o compartilham com a família. O primeiro motivo é a comunicação e o segundo, a educação.?

Para as crianças, o Positivo Mobo Kids será lançado em julho pela empresa.

Dessa forma, a empresa optou por lançar várias linhas, destinadas a diferentes públicos. Enquanto os notebooks, a maioria com configurações robustas, são focados nas classes A e B, o PC da Família – que é um desktop, ou computador de mesa – é destinado à classe C, segundo Rotenberg.

Em conjunto com o PC da Família, a Positivo lançou também um portal – www.pcdafamilia.com.br, exclusivo para os proprietários desse produto, que reúne conteúdos nas áreas de alimentação, diversão, educação, entre outras, criados pela própria empresa ou disponíveis na internet, mas previamente selecionados. ?A idéia está dentro de um conceito de simplicidade?, diz Rotenberg. ?Afinal, nem todos gostam e conseguem entender de tecnologia.?

Positivo Mobile R e Positivo Mobile Z estão entre os destaques apresentados pela empresa.

Mas a grande estrela do lançamento é mesmo o Mobo. O laptop cobre uma fatia ainda pouco explorada do mercado, tendo apenas um concorrente de peso no gênero – o Eee PC, produzido pela Asus e disponível no Brasil apenas via importação. Por ter uma configuração limitada em relação à maioria dos notebooks disponíveis atualmente – não possui disco rígido (HD) e sua tela é de apenas sete polegadas -, é tido pela Positivo Informática como um possível segundo notebook para as pessoas.

O presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy, vai mais longe. Para ele, o produto causará um ?impacto enorme no processo de inclusão digital no Brasil?. Diferentemente do Eee PC, o minilaptop vem de fábrica com Windows instalado, na sua versão XP Home. O Mobo estará disponível no mercado a partir do próximo dia 23. Sua versão infantil, o Mobo Kids, com design diferente e teclado resistente a líquidos, deverá chegar apenas em julho. O PC da Família e a linha de notebooks já estão nas lojas.

Configurações dos lançamentos Mobo e Kids

Os consumidores podem ficar atentos aos novos lançamentos da Positivo Informática a partir do dia 23, com a chegada às lojas do laptop Mobo. O Mobo Kids, com design infantil, deve passar a ser comercializado em julho. A seguir, as configurações dos novos produtos da empresa:

Mobo

Processador de 1 GHz e 512 MB de memória RAM.

Armazenamento em memória Flash de 2 GB. Bateria com autonomia de quatro horas, leitor de cartões (SD/MMC/MS), webcam, placa de rede, modem e wireless integrados, trava de segurança e duas portas de conexão USB 2.0. Touchpad e teclado com 80 teclas.

Pesa 1,1 kg e possui tela LCD de 7 polegadas widescreen.

Programas: sistema operacional Microsoft Windows XP, discador Positivo, que permite acesso à Internet sem necessidade de provedor, Open Office, Adobe Acrobat Reader, dicionário Aurélio online (grátis por um ano).

Preço: R$ 999,00.

Mobo Kids

Configuração semelhante ao Mobo, mas com processador Intel Mobile ULV 900MHz. Os diferenciais são no design, no teclado resistente a líquidos, e na capa de couro com alça. Preço: R$ 999,00. Nas lojas apenas em julho.

A lista completa dos modelos da Positivo está no site www.positivoinformatica.com.br.

Criação teve inspiração no OLPC

Os laptops ultraportáteis surgiram a partir de um projeto do Massachusetts Institute of Technology (MIT), chamado OLPC (One Laptop Per Child ou, em português, Um Laptop Por Criança). O projeto foi apadrinhado por Nicholas Negroponte, que teve a idéia de produzir laptops pequenos e de baixíssimo custo, para vender a governos por US$ 100. O projeto acabou não decolando como esperado inicialmente, e sofreu vários golpes, como a saída da Intel da parceria, no início deste ano.

A própria Intel tem o seu ultraportátil, o Classmate, no qual o Mobo Kids, da Positivo, é baseado. Mas o primeiro produto do gênero a ganhar o mercado foi mesmo o Eee PC, da Asus.

A maioria dos ultraportáteis vem originalmente com sistemas operacionais Linux instalados. Uma das premissas do projeto OLPC é mesmo o uso de programas de código aberto. O Mobo, porém, irá rodar Windows XP Home.

A escolha gerou dúvidas, já que a própria Microsoft anunciou, recentemente, que irá deixar de disponibilizar a linha XP para a indústria em junho deste ano. Mas Reinaldo Opice, diretor de OEM da Microsoft, avisou no lançamento do Mobo que, exclusivamente para a categoria dos ultraportáteis, a empresa estenderá a vida do XP Home, pelo menos até 2010. O motivo, segundo ele, é o hardware: a configuração desses laptops não os permite rodar o Windows Vista.

Rotenberg não nega que a Positivo Informática se inspirou no OLPC para produzir o Mobo. ?Damos crédito ao Negroponte?, diz. ?Foi o MIT que criou essa categoria.?

Ele também admite que a idéia inicial era produzi-lo para vender ao mercado educacional, principalmente a governos, através de licitações.

Mas a empresa, segundo ele, percebeu que havia interesse no mercado de varejo pelo produto, e decidiu colocá-lo nas lojas. (HM, com agências)

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