O Bluetooth acaba de chegar ao mercado e promete surpreender com a quantidade de soluções que representa. Sua chegada, já esperada por muitos anos, é a prova de que a tecnologia está cada vez mais próxima das redes sem fio e da Internet Móvel à baixo custo. Com o Bluetooth, a interação entre aparelhos se torna real, sem apresentar problemas com interferências e segurança. Sua principal aplicação, sendo na área da telefonia móvel, promete alavancar o acesso às redes GSM, já utilizadas por algumas operadoras.  

Computadores portáveis, celulares, equipamentos de escritório, aparelhos domésticos e outros dispositivos poderão interagir de maneira segura e barata a uma velocidade inicial de até 1Mbps.

Projetado para ambientes multiusuário, o Bluetooth pode fazer com que até oito dispositivos comuniquem-se num raio de até 10 metros de distância, em uma pequena rede chamada piconet e 10 piconets podem coexistir na mesma faixa de cobertura. Para quem se espanta com tal “modernidade” e se pergunta sobre a segurança do sistema, uma boa notícia: Cada link é codificado para fornecer segurança e ficar protegido contra bisbilhotice e interferência.

Com o objetivo de popularizar o Bluetooth, a Leadership, pioneira em lançamentos de informática no Brasil, começa a comercializar, esta semana, em larga escala, o primeiro Transmissor USB/Bluetooth. Um pequeno acessório, do tamanho de um isqueiro, que pode ser utilizado em qualquer PC ou notebook. Com ele, é possível conectá-los à uma grande variedade de periféricos, hand helds, e outros dispositivos que sejam equipados com a mesma tecnologia, de forma muito simples e rápida.

Já para romper os obstáculos ainda exitentes na área da telefonia móvel, a utilização do Bluetooth viabiliza o acesso à Internet, através da conexão GPRS do celular, disponível através das operadoras que que utilizam redes GSM.  Atualmente já existem alguns modelos de aparelhos no mercado equipados com o Bluetooth como o Sony Ericsson T68i e o Nokia 7650.  A conexão com o PC ou notebook é realizada através do Transmissor USB / Bluetooth e a navegação chega a 115Kbps.

Sem dúvidas, esta será a grande atração das redes Bluetooth que com a promessa de conexão rápida através dos celulares, certamente vai estar realizando o sonho de todos os executivos, empresários e profissionais liberais. É possível também criar uma rede de computadores em seu ambiente de trabalho, totalmente livre dos emaranhados de ligações de fios.

A novidade acompanha manual explicativo em Português, possui  taxa de transferência de até 1 Mbps e é compatível com a especificação Bluetooth  e USB 1.1.

Considerada uma verdadeira evolução e uma poderosa ferramenta de comunicação, a Tecnologia Bluetooth promete dentro de no máximo 2 anos tomar conta do mercado.  Apesar de muitas controvérsias, o Bluetooth é um dos desafios mais esperados ultimamente pelo mundo da TI. A novidade desperta o interesse tanto de especialistas, quanto de leigos, ansiosos pelo que existe de mais novo e futurista no mercado.

O valor do Transmissor sugerido para consumidor final é de R$ 375,00 e o produto pode ser encontrado no site www.leadershop.com.br