Mutação de gene reduz nível de triglicérides, diz estudo

Cientistas americanos descobriram uma mutação genética capaz de reduzir significativamente o nível de triglicérides – um tipo de gordura – no sangue e, aparentemente, prevenir doenças cardiovasculares. O estudo foi publicado na revista Science. Cerca de 5% da população estudada tem uma alteração no gene APOC3, responsável pela produção da proteína apoC-III. Níveis elevados de apoC-III estão associados a níveis elevados de triglicérides. Indivíduos com a mutação produzem 50% menos proteína do que as demais pessoas.

A descoberta pode inspirar novas drogas que atuem sobre a apoC-III. Para encontrar a alteração benéfica, os pesquisadores investigaram os genes de 809 membros de uma comunidade amish em Lancaster, nos Estados Unidos. Alan Shuldiner, um dos autores do estudo e diretor do Programa de Genética e Medicina Genômica da Universidade de Maryland, explica que o grupo é ideal para pesquisa. “Quase todos descendem de um pequeno grupo que veio da Europa por volta do ano 1750.”

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.