Imagine você acessando a Internet com um notebook da piscina ou circulando livremente pela casa ou escritório enquanto envia e recebe seus e-mails. Uma boa notícia para quem sonha em montar uma pequena rede sem fio é que tudo ficou mais fácil e barato com o AirLAN, um novo produto distribuído pela Centertap, que permite compartilhar o acesso à Internet e recursos dos computadores. O sistema utiliza o protocolo 802.11b (Wireless LAN), que vem ganhando cada vez mais adeptos no mercado.

Segundo Maurício Rogério Gonçalves, gerente comercial da empresa, no caso de um usuário doméstico com apenas dois micros (que podem ser notebooks), a rede é bem simples de montar. “Basta conectar, em ambos os micros, o AirLAN. Para computadores de mesa, há uma versão para porta USB (foto), já para notebooks, existe a versão PC Card. Em seguida, é preciso instalar um programa e alguns drivers, quando necessário. Tudo isso é feito em menos de 20 minutos”, garante o gerente, salientando que um guia passo a passo acompanha o produto.

Gonçalves destaca a opção de compartilhamento de uma conexão de banda larga (ADSL ou cable modem), através da configuração de um cliente PPPoE (um tipo de autenticação) existente no equipamento e do suporte a NAT (Network Address Translation). “Esta tecnologia permite que os computadores da rede acessem simultaneamente a Internet pela mesma conexão de banda larga”, afirma.

O AirLAN USB e o AirLAN PC Card têm preço sugerido de US$ 99,00. A configuração mínima para instalar o sistema é um micro Pentium II de 300 MHz rodando Windows 98 SE/Me/2000 ou XP. “Recomendamos o uso do Windows XP, pois ele já traz diversos drivers e a configuração fica mais fácil”.

Caso o usuário tenha três ou mais computadores, será preciso instalar o AirLAN Access Point, um equipamento que funciona como um switch, que custa US$ 229,00. Com ele, é possível criar uma rede sem fio com até 64 computadores, todos com acesso à Internet. O equipamento possui uma entrada para modem ADSL ou cable modem e quatro entradas para micros ou redes cabeadas, via porta Ethernet. Todas as estações devem ter instalados o AirLAN USB ou AirLAN PC Card, ou estar ligado a uma rede cabeada.

Sobre a Centertap
A Centertap é uma distribuidora líder no segmento de comunicação de dados no Brasil, fornecendo soluções de infraestrutura para operadoras e produtos de consumo pela sua rede de revendas. A empresa nasceu no final da década de 80 e tem entre seus principais Clientes a Operadoras de Telecomunicações, Empresas Utilities, Bancos, Provedores de Acesso além de sua rede de revendas para distribuição dos produtos. A Centertap comercializa produtos das marcas AirLAN, AirMODEM, Barcode, DSLink, Hitachi, Mirapoint, Novatel Wireless, RAD, entre outras.