A Microsoft anunciou o Windows XP Service Pack 1 (SP1), pacote de atualizações para o Windows XP, o mais recente sistema operacional lançado pela Microsoft. O Windows XP SP1 estará disponível no dia 9 de setembro no site do Windows XP (www.microsoft.com/windowsxp) para download gratuíto ou em CDs; e oferecerá mais segurança, confiabilidade e compatibilidade para usuários domésticos e corporativos.

?A Microsoft está sempre empenhada com a melhoria da confiabilidade e da segurança do Windows para seus clientes, e o Service Pack 1 é a mais recente prova desse nosso compromisso?, afirmou Jim Allchin, vice-presidente do Platforms Products Group da Microsoft. ?O Windows XP é o sistema operacional mais seguro e confiável que já produzimos, mas nosso trabalho não termina quando colocamos o produto nas prateleiras. O Windows XP Service Pack 1, juntamente com os serviços como Windows Update, são exemplos de como ajudamos nossos clientes a manter seus PCs atualizados com as melhores e mais recentes tecnologias.?

Segundo o gerente de produto Windows da Microsoft Brasil, Alexandre Leite, ?O Service Pack 1 é a primeira grande atualização do Windows XP. Além de reunir todas as atualizações disponibilizadas até o momento, o SP1 traz ainda mais melhorias de segurança e torna o sistema operacional compatível com novos padrões de hardware e software. A Microsoft está preocupada em manter seus clientes satisfeitos, por isso o trabalho de melhoria dos nossos produtos é incessante.?

O Windows XP SP1 estará disponível para os clientes que instalaram cópias originais do sistema operacional em suas máquinas. A versão em português poderá ser baixada da Web também em meados de setembro, em data a ser anunciada em breve. Já em CD, chega ao Brasil na segunda quinzena de outubro e será distribuída pelo Atendimento Microsoft
www.microsoft.com/brasil/atendimento.

Mais segurança

O Windows XP SP1 inclui todas as correções de segurança oferecidas pelo Windows Update. Também contém as atualizações críticas resultantes da revisão de código do Windows ? que foi realizada no início deste ano, como parte da iniciativa Trustworthy Computing (Computação Confiável).

Além das atualizações tradicionais de service pack, o Windows XP SP1 traz as alterações referentes ao acordo judicial proposto e assinado junto ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos e aos acordos correspondentes a ministérios públicos de nove estados norte-americanos. Essas alterações permitem que tanto os fabricantes de computadores quanto os usuários possam remover o acesso do usuário final ao software de navegação Microsoft Internet Explorer, o Windows Media Player, o Windows Messenger, o Outlook Express e a máquina virtual Java da Microsoft. Trata-se de apenas um dos muitos componentes do esforço de adequação realizado pela Microsoft desde a assinatura do acordo judicial, em novembro de 2001.

Base para o futuro

O Windows XP será a base para vários novos produtos da Microsoft, criados para intensificar a experiência do usuário, como por exemplo o Windows XP Tablet PC Edition. Trata-se de um software para um PC móvel profissional com funcionalidade adicional para Tablet, que permite aos usuários móveis tomar notas à mão nas reuniões ou em trânsito.

Outro produto novo é o Windows XP Media Center Edition, software para PCs domésticos destinado ao uso intensivo de mídia, permitindo aos usuários acessar seus arquivos de mídia digital de qualquer lugar do ambiente em que se encontram, com uma nova interface e controle remoto.

O Windows Powered Smart Display é outra novidade: é um software para monitor sem fio para PC doméstico, que permite ao usuário acessar seu computador desktop de qualquer lugar dentro do alcance de um PC sem fio com Windows XP ou de um ponto de acesso sem fio.