Institutos independentes de pesquisas norte-americanos confirmam o sucesso de mercado alcançado pelo sistema de videogame Xbox da Microsoft. O NPD Group Inc. registrou um aumento de vendas de aproximadamente 131%, nos Estados Unidos, nos dois primeiros meses que se sucederam ao corte de 100 dólares em seu preço de maio último. Além disso, os games “Project Gotham Racing”, da divisão Microsoft Games Studios e “Dead or Alive 3” da empresa Tecmo, venderam, cada um, mais de um milhão de unidades em todo o mundo.

De acordo com o International Development Group, esses resultados tornam o Xbox o primeiro sistema de videogame para computadores a vender mais de três milhões de unidades no período de oito meses após seu lançamento. Com isso, estima-se que o Xbox e seus jogos sejam a grande atração do período das férias nos Estados Unidos, época em que os gamemaníacos poderão escolher entre mais de 200 jogos já disponíveis.

Desde o dia do lançamento do console da Microsoft, em novembro de 2001, ele já atingiu vários recordes. De acordo com a pesquisa independente do NPD Group ? a fonte mais confiável de informações sobre marketing e vendas do mercado de videogames ?, nos primeiros oito meses que sucederam o lançamento de Xbox nos Estados Unidos, o console foi responsável pela venda de mais de 10 milhões de unidades de software em todo o mundo. É o maior volume de software vendido para qualquer sistema de videogame nos Estados Unidos no período. Há poucos dias, a Microsoft Corporation anunciou vendas globais de 20 milhões de unidades do Xbox no ano fiscal que se encerrou em 30 de junho de 2002.

Conforme relatório do NPD, apesar de os três maiores fabricantes mundiais de consoles terem anunciado cortes nos preços de seus produtos, em maio último, o Xbox foi o que registrou os maiores ganhos percentuais, com um crescimento de vendas de aproximadamente 131% nos Estados Unidos, apenas dois meses após o anúncio do corte de preços.

Já em relação ao software, dois títulos exclusivos do Xbox – “Project Gotham Racing” da Microsoft Game Studios e “Dead or Alive 3” da Tecmo ? atingiram a marca de 1 milhão de unidades vendidas mundialmente. Antes desses, outro grande sucesso do Xbox foi o título “Halo Combat Evolved”, também assinado pela divisão Microsoft Game Studios, o primeiro game para Xbox a atingir um milhão de unidades vendidas. De acordo com o International Development Group, um instituto de pesquisas independente encarregado de acompanhar vendas de videogames do mercado, esse fato faz com que o Xbox seja o primeiro console a atingir vendas mundiais de mais de um milhão de unidades em três títulos diferentes, num período de oito meses posterior ao seu lançamento.

“Um crescente número de consumidores está descobrindo que os games têm melhor aparência e performance em um Xbox”, afirmou John O’Rourke, diretor internacional de marketing para o Xbox. “Agora estamos voltando toda nossa atenção ao período de festas, quando os aficionados de games terão uma variedade de mais de 200 títulos do Xbox a escolher, que totalizarão 300, se incluirmos os games ainda em desenvolvimento. No início do último trimestre deste ano iremos também lançar o Xbox Live, o primeiro serviço para consoles de videogame em banda larga e conexão permanente voltado a jogos de ação rápida”.

continua após a publicidade

continua após a publicidade