Microsoft anuncia produção de games no Brasil

A Microsoft Brasil anunciou que está produzindo localmente sua linha de games. O objetivo é suprir a demanda de fornecimento do mercado, extremamente sazonal, e manter os games fora da faixa de oscilação do dólar, beneficiando os usuários com preços mais acessíveis e maior rapidez de disponibilidade dos produtos em loja. Já fazem parte do catálogo o lançamento Dungeon Siege e os títulos lançados no ano passado. ?O Brasil é um mercado extremamente promissor e a produção local reforça o comprometimento da Microsoft com o país e dá continuidade a iniciativas como os Centros de Tecnologia e a expansão do escritório?, explica Milton Beck, gerente da divisão de Home & Entertainment da subsidiária brasileira. A Microsoft espera aumentar em 30% as suas vendas de games com a produção interna.

A produção brasileira é um projeto-piloto que contou com investimentos de R$ 2 milhões e a dedicação de 40 pessoas da Microsoft no Brasil e nos Estados Unidos. Entre as vantagens estão tempo de chegada do produto no mercado, redução de custos em até um terço do valor anterior e manutenção da faixa de preço independente das variações cambiais. Com a iniciativa, a empresa conseguiu reduzir os preços em cerca de metade do valor em dólar praticado nos Estados Unidos. ?Nossa intenção é criar melhores oportunidades para os consumidores brasileiros que encontrarão toda a linha Microsoft a um dos preços mais baixos do mundo?, afirma Maria Carolina Braga Vianna, gerente de marketing de consumo da Microsoft Brasil.

A empresa escolhida para participar da iniciativa foi a Gráfica Bandeirantes, sediada em São Paulo e parceira da Microsoft em projetos de OEM. O processo de seleção levou cerca de cinco meses e envolveu equipes de varejo, licenciamento, jurídico, fabricação, design e embalagem. ?Esta oportunidade é o início de um projeto crescente em número de títulos e novas linhas de negócios similares?, conta Clineu Stefani Jr., diretor-comercial e de marketing on demand da Gráfica Bandeirantes.

A produção é realizada por 12 profissionais da Bandeirantes e tem um ciclo de sete dias, entre produção em escala e entrega para os distribuidores. O processo inclui ainda a gravação dos cds, impressão de manuais e caixas em português e embalagem. ?Com o novo formato, praticamente eliminamos o intervalo entre o lançamento norte-americano e o brasileiro?, afirma Maria Carolina.

Linha de jogos e futuros lançamentos

O primeiro jogo a ser fabricado no país foi o Dungeon Siege, que chegou às lojas brasileiras em outubro para o Dia das Crianças. O game combina elementos de RPG com uma temática épica em que o jogador deve salvar o planeta de um poderoso exército do mal. Entre as novidades estão: os cenários e personagens realistas e 100% em terceira dimensão, a possibilidade de liderar equipes de até oito elementos e a incorporação de armas e magias automaticamente, sem a necessidade de parar o jogo sempre que um novo elemento for acrescentado.

Os jogos produzidos localmente também ganharam novas embalagens, agora em formato de caixas de DVD. Serão relançados títulos do ano passado como Zoo Tycoon, Flight Simulator 2002 (versões Standard e Professional), Age of Empires II ? Gold Edition, Enciclopédia Multimídia Encarta e Pacote Completo Encarta. Até o final do ano ainda serão trazidos ao país os games Age of Mythology e Combat Flight Simulator 3, lançamentos de Natal da Microsoft.

Voltar ao topo