Microsoft alerta consumidores sobre emails falsos

Estão circulando pela Internet falsas mensagens, de conteúdo absolutamente inverídico. Tais mensagens referem-se a supostas falhas nos produtos da Microsoft, sugerindo atualizações no sistema operacional Windows, bem como a realização de sorteios de software por parte da empresa. Em virtude dos temas abordados e para esclarecimento de seus clientes, a Microsoft distribuiu a seguinte nota:

“1 – A Microsoft não tem como política de comunicação com o cliente o envio de mensagens eletrônicas não solicitadas, muito menos para a instalação de programa ou correção. Toda e qualquer atualização dos sistemas operacionais da Microsoft é feita por meio do Windows Update (www.windowsupdate.com), um serviço de abrangência mundial que centraliza e agiliza as atualizações liberadas pela empresa. Esta é a única fonte oficial para o usuário.

2 ? A primeira mensagem menciona supostas falhas no sistema operacional Windows (não há referências à versão) e diz que, para resolvê-las, o usuário deve fazer o download do arquivo www.microsoftbrazil.org/windowsupdate.exe, disponível na Internet. O texto falso tem o seguinte remetente: suporte@microsoftbrazil.org. É altamente recomendada a não instalação do arquivo descrito no corpo do email, uma vez que esta pode conter vírus.

3 – A segunda mensagem é ainda mais grave. O autor diz que a empresa está realizado sorteios de produtos e que, para concorrer, o usuário deve encaminhar seu número de conta bancária ao email harryadans10@netscap.net. A empresa nega a realização de qualquer concurso e não recomenda o envio de informações pessoais ao remetente, que utiliza-se de SPAM para propagar sua mensagem.

4 ? De acordo com a Abranet, a Associação Brasileira dos Provedores de Internet, os emails em circulação são absolutamente falsos e podem trazer danos graves aos usuários que instalarem a suposta correção. A Abranet já alertou a todos os provedores associados sobre as mensagens.

5 ? A empresa ainda recomenda aos usuários de computadores manterem sempre seus sistemas operacionais atualizados, assim como os antivírus disponíveis no mercado. Quanto mais atualizados estiverem, menores são as chances serem contaminados por algum vírus ou sofrerem qualquer outro dano em seus computadores.”

Voltar ao topo