Menor célula de combustível do mundo em seus portáveis

A menor célula de combustível do mundo foi criada por engenheiros estadunidenses e é um minúsculo “quadradinho” de três milímetros de lado e 1mm de espessura e funciona à base de hidrogênio. O feito foi alcançado na Universidade de Illinois, nos EUA.

As futuras variações desse tipo de célula de energia podem substituir as baterias convencionais nos aparelhos portáteis. A nova tecnologia movida a hidrogênio pode produzir mais energia utilizando o mesmo espaço físico.

Essas células de combustível novas utilizam apenas quatro componentes – um pequeno reservatório de água e uma câmara contendo hidreto metálico separado por uma fina membrana com um ajuntamento de eletrodos que conduz eletricidade por baixo dela. Devido ao pequeno tamanho da célula, os cientistas puderam eliminar os sensores de pressão e os controles eletrônicos que apenas sugavam energia nas baterias convencionais.

A primeira versão da nova célula de combustível é capaz de produzir 0,7 volts e uma corrente de 0,1 miliamperes por 30 horas, mas as futuras versões podem gerar até 1 miliamper de corrente com a mesma voltagem.

Por possuir dimensões tão pequenas, o que faz a célula produzir energia não é a gravidade, mas sim a tensão superficial, que faz a água fluir pela membrana dentro da bateria. Isso permite que haja fluxo de água e conseqüente produção de energia mesmo que a célula seja virada de ponta cabeça ou para qualquer outro lado. Perfeito para se adaptar aos iPods e aparelhos de MP3 portáteis, que são carregados de qualquer jeito em bolsas.

 

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.