Os Túneis Gotthard Base, duas passagens paralelas de 56 km que cortam os Alpes Suíços, estão quase prontos – pelo menos a parte de furar, cavar e cimentar um dos túneis, que demorou 14 anos, acabou. Agora é oficial – o Gotthard é o maior túnel do mundo.

As obras foram iniciadas em 1996 e os túneis passaram por momentos difíceis desde então – como o desastre que liberou uma boa quantidade de água e areia nas obras e a interditou por 6 meses.

O túnel foi iniciado a partir do seu meio. Um buraco vertical foi feito e duas escavadeiras foram colocadas em direções opostas, para saírem do meio e cavarem mais rápido.

Quando for realmente concluído, em 2016 ou 2017, o Gotthard irá conectar a Alemanha com a Itália. Você pode perguntar “mas para que fazer tamanha obra quando é mais fácil usar estradas”. O fato é que os túneis foram bem planejados e atendem tanto as razões ambientais quanto as práticas.

A rota é feita, na verdade, para os caminhões e veículos pesados, que, quando estão levando suas cargas, acabam fazendo um verdadeiro estrago ecológico nos Alpes, através de erosão. Além disso, a enorme quantidade de rocha retirada dos Alpes (suficiente para preencher 13 Empire States) e a água serão revertidas em obras sustentáveis.

Fonte: Depois de 14 anos de trabalho, maior túnel do mundo está “quase pronto”