“Jogos disfarçados” fazem sucesso nas empresas

Você já brincou com um joguinho de computador que tem um botão escrito “boss” (chefe, em português)? E já experimentou apertar esse botão?

O modo “boss” é um disfarce para que você possa jogar o game de sua preferência no seu trabalho em paz. Clicando no botão o jogo é pausado e a tela padrão é substituída por uma planilha do Excel ou então por um documento falso do Word.

Mas alguns jogos estão levando isso muito a sério. Um jogo chamado “Leadership” (liderança, em português) tem como objetivo guiar uma nave entre gráficos. De longe parece que você está fazendo o seu trabalho direitinho – e muito concentrado em sua tarefa.

Há versões de tetris adaptadas para parecerem gráficos e até uma versão do famoso “Breakout” do Atari (aquele em que os tijolos deveriam desaparecer quando agrupados), mas que parece um documento de Word – as palavras são os tijolos.

Esses jogos estão disponíveis no site cantyouseeimbusy.com (inglês para “você não percebe que estou ocupado?”). O lema do site é “todos queremos relaxar de vez em quando, mas ainda assim parecer profissionais e eficientes”.

O único problema é que seu chefe pode desconfiar de você: afinal, vai parecer que você está realmente interessado e concentrado em seu trabalho, coisa fora do comum.

Fonte: Jogos disfarçados como planilhas do Excel são um grande sucesso.